Crédito para safra de Minas aumenta 30%
Embrapa Florestas e Fundação Funpar realizam o “Curso de Coleta e Manejo de Sementes de espécies florestais nativas e exóticas” de 30 de setembro a 02 de outubro, nas dependências da Embrapa Florestas, em Colombo/PR.
O evento é destinado a engenheiros agrônomos e florestais, biólogos, técnicos, produtores de sementes e viveiristas e estudantes de pós-graduação e graduação.
A Embrapa Florestas e a Fundação Funpar tem em suas missões institucionais a geração, disseminação e divulgação de conhecimentos técnicos-científicos à comunidade. Ao promoverem juntas o “Curso de Coleta e Manejo de Sementes de espécies florestais nativas e exóticas”, objetivam somar esforços e disponibilizar conhecimentos à profissionais e estudantes ligados ao setor florestal, com enfoque em coleta e manejo de sementes de espécies para produção florestal e revegetação para fins ambientais.
De acordo com os organizadores do evento, a importância de lotes de sementes de espécies florestais em quantidades compatíveis com a demanda e com qualidade genética e fisiológica é de reconhecimento geral. As sementes são os principais veículos de propagação das espécies florestais, por apresentarem composição genética resultante da mistura do material parental, por serem produzidas em grande número a cada ano, por serem muito mais resistentes ao estresse ambiental e a danos do q ue os propágulos vegetativos e por tolerarem armazenamento por longos períodos sob condições apropriadas.
O conhecimento da distribuição espacial dos genótipos nas populações e fragmentos florestais naturais possibilita o planejamento das coletas de sementes com a variabilidade genética adequada, evitando a seleção de árvores-matrizes considerando-se unicamente o aspecto fenotípico, o que compromete a variabilidade genética das sementes e conseqüentemente dos plantios posteriores, pelo risco de que sejam oriundas de indivíduos aparentados. As diferenças genotípicas entre indivíduos são conhecidas por técnicas de identificação de polimorfismos genéticos em nível do DNA. A técnica da PCR-RAPD tem a vantagem de dispensar o conhecimento prévio sobre o DNA da espécie em estudo, sendo mais simples, rápida e de custo mais baixo.
Além dos aspectos mencionados, os organizadores ressaltam a importância na atividade de produção de sementes de espécies florestais da fenologia para determinação do ponto exato de coleta dos frutos, bem do monitoramento de pragas e doenças em frutos e sementes, pela importância que apresentam sobre a qualidade das sementes a campo principalmente.
Posteriormente são abordadas as práticas extração das sementes dos frutos, beneficiamento e armazenamento em embalagem e ambiente adequados a cada espécie.
A essas questões, agrega-se, ainda, o ordenamento legal criado pela edição da Lei de Sementes e Mudas nº 10.711 de 05 de agosto de 2003 e regulamentada pelo decreto nº 5.153 de 23 de julho de 2004, que coloca no cenário nacional um novo paradigma de produção, embasado na qualidade, em consonância com o conhecimento científico atual, especialmente quanto aos propágulos florestais nativos.
Serviço
“CURSO DE COLETA E MANEJO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS NATIVAS E EXÓTICAS”
PERÍODO: 30/09/09 a 02/10/09
HORÁRIO: 8h30 às 17h30
LOCAL: Auditório Prédio da Pesquisa, localizado nas dependências da Embrapa Florestas (End.: Estrada da Ribeira, km 111, em Colombo/PR)
OBJETIVO: Capacitar/Treinar o público-alvo interessado em coleta e manejo de sementes de espécies florestais nativas e exóticas.
PÚBLICO-ALVO: engenheiros agrônomos e florestais, biólogos, técnicos, produtores de sementes e viveiristas e estudantes de pós-graduação e graduação.
Vagas disponíveis: 40
Carga horária: 24h
METODOLOGIA: o Curso será ministrado por meio de aulas teóricas e práticas de campo nas dependências da Embrapa Florestas.
INVESTIMENTO
Categoria - Valores
Profissionais - R$ 650,00
Estudantes (graduação e pós-graduação) - R$ 480,00
Atenção especial dos participantes:
Os organizadores informam que os valores apresentados na tabela acima incluem as despesas de alimentação (3 almoços) dos participantes durante o Curso. Entretanto, não contemplam as despesas de hospedagem.
Informam, ainda, que a organização do evento oferecerá transporte (ida e volta) a partir do Centro de Curitiba/PR (local: em frente ao Hotel Paraná Suíte, rua Lourenço Pinto, 456) ao evento, em horários previamente estabelecidos na programação do Curso.
Os participantes receberão certificado desde que tenham 75% de presença no Curso.
INSCRIÇÕES
As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição (Carta de Aceitação) e o pagamento por boleto bancário, pelo participante/cliente, conforme preconizado e disponibilizado na página/folder de divulgação do Curso. A partir dessa forma formalização o participante automaticamente aceita as condiçõ ;es divulgadas nesse Edital e está ciente que a Embrapa Florestas e a Fundação Funpar são organizadoras e executoras do Curso.
Os interessados devem providenciar as inscrições no endereço abaixo:
Informações adicionais
Secretaria do Evento (Embrapa Florestas): Claudia Garbuio - (41) 3675-5633 /
ORGANIZAÇÃO/Promoção: Embrapa Florestas e Fundação Funpar
Apoio e colaboração: Empresa Antiseg
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura