RS Safra 2024/25: clima impulsiona culturas de inverno
Trigo, aveia, canola e cevada apresentam desenvolvimento satisfatório, com expectativa de bom rendimento no Estado
Já está disponível no e-Campo, plataforma de capacitações on-line da Embrapa, o curso “Diagnóstico Comportamental da Atividade Produtiva: adoção e impacto de tecnologias agropecuárias”. Ofertado de forma gratuita e assíncrona, o curso tem carga horária de 20 horas e é voltado a que desejam atuar na avaliação do processo de inovação nas cadeias produtivas ou que já atuam na área e buscam aprimoramento.
Desenvolvido pela Embrapa Cerrados (DF) e parceiros como a Emater-DF, o Diagnóstico Comportamental da Atividade Produtiva (DCAP) é um método de avaliação para o monitoramento da adoção de ativos tecnológicos baseado no comportamento dos usuários desses ativos, com a análise de resultados de curto prazo (conhecimento e motivação), médio prazo (ação voltada à adoção de tecnologia) e longo prazo (impactos na comunidade). O DCAP parte de problemas relacionados aos sistemas de produção e de comercialização agropecuários, podendo ser aplicado tanto no planejamento como na intervenção técnica e na avaliação da adoção de ativos tecnológicos.
O curso está estruturado em quatro módulos, envolvendo aspectos teóricos; o Modelo Lógico e o Modelo Comportamental, que fundamentam o DCAP; o delineamento do estudo e a oficina sobre o Modelo Lógico para elaboração do instrumento de avaliação; a elaboração de instrumentos de coleta de dados, análise de dados e relato do estudo.
Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar a ferramenta DCAP com produtores rurais e outros usuários de tecnologias agropecuárias nas etapas de planejamento, criação do instrumento de avaliação e coleta de dados.
As inscrições podem ser feitas no ambiente de aprendizagem virtual da Embrapa (https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=268). Para se inscrever, é preciso ter uma conta no e-Campo. No primeiro acesso, basta seguir as instruções para criar a conta. Com o e-mail registrado na conta, é possível se inscrever nos cursos disponíveis na plataforma.
O concluinte que obtiver ao menos 70% dos pontos nas atividades obrigatórias do curso, além de preencher a avaliação de satisfação e a enquete inicial, pode emitir na plataforma um certificado da Embrapa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura