Syngenta debate presente e futuro do tratamento de sementes
Os cuidados dos produtores rurais e comerciantes podem fazer a diferença com as frutas e verduras que vão pra mesa do consumidor. Manter a qualidade desses alimentos por mais tempo, o chamado tempo de prateleira, depende de técnicas que começam na propriedade rural e que devem seguir em toda cadeia produtiva. Esse será o foco do curso Tecnologias em colheita e pós-colheita de frutas e hortaliças, ministrado pela Embrapa Acre nos dias 3 a 7 de junho.
Participam do evento extensionistas e profissionais que atuam em agroindústrias familiares e que terão o papel de serem multiplicadores das técnicas abordadas durante o curso. Temas como cuidados após a colheita, logística do mercado de frutas, transporte e armazenamento embalagem e qualidade da matéria-prima, fazem parte da programação, que contará ainda com vista técnica a Central de Abastecimento de Rio Branco, na próxima quinta-feira (06) e visitas a áreas de agricultores na próxima sexta-feira (07).
A iniciativa faz parte do projeto Ações de Transferência de Tecnologias em Colheita, Pós-colheita e Processamento de Frutas para Modernização de Agroindústrias Familiares no Acre. O projeto engloba várias ações que visam melhorar os padrões tecnológicos da fruticultura do Acre. “Estamos atuando com agricultores de doze agroindústrias localizadas em nove municípios do Acre. Espera-se também que as tecnologias resultem na elevação da competitividade de todo o setor”, afirma analista da Embrapa Acre, Francisco Correa.
Ministram o curso os pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) Carlos Farley Moura, Christiana Silva e Ebenezer de Oliviera. Em agosto, será realizada mais uma edição da capacitação em Cruzeiro do Sul para extensionistas que atuam na região do Juruá.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão e Agroflorestal e Produção Familiar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC), Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Federação das Indústrias do Acre (Fieac).
O quê: Curso de Tecnologias em colheita e pós-colheita de frutas e hortaliças
Quando: 3 a 5 de junho – Embrapa Acre
6 de junho – Ceasa
7 de junho – Visita a áreas de produtores
Horário: 8h30 às 17 horas
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura