Curso do ITAL aborda gestão de projetos

02.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

Para ajudar participantes de projetos a terem uma gestão mais sistematizada e, como conseqüência, sob controle, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento) oferece, nos dias 10 e 11 de março, o Curso de Gestão de Projetos, utilizando várias ferramentas disponíveis no mercado, como o software Microsoft Office Project.

O coordenador do evento, Paulo Roberto Nogueira Carvalho, pesquisador do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), relata que grande parte dos pesquisadores gere seus projetos intuitivamente, já que treinamentos específicos sobre o tema são raros. “Há ferramentas que facilitam muito o trabalho do dia-a-dia e permitem o estabelecimento de cenários mais realistas. Percebi isso depois de, há alguns anos, passar por um treinamento. Pesquisei mais sobre o assunto e vi que não era uma necessidade apenas minha, mas de outras pessoas e instituições. O curso foi criado para repassar essas informações”, afirma Carvalho.

Segundo Carvalho, a aplicação das bases que serão transmitidas vai além das áreas de pesquisa e desenvolvimento. “É um curso mais genérico, pois seus princípios são aplicáveis para qualquer tipo de projeto”, explica. O material trabalhado, todavia, tem como base prioritariamente trabalhos em P&D. Os planos incluem, no futuro, disponibilizar o material para aquisição do público externo.

O programa do treinamento abrange, por exemplo, definições de projeto, ciclo de vida do projeto, definição de escopo, estrutura analítica do projeto, diagramas de rede, estimativas de custos e análises de risco, entre vários outros temas. A organização do evento pede que os participantes tragam seus computadores pessoais com o programa MS Project 2007® instalado. É possível fazer download da versão demo no site da Microsoft®. Além disso, a sugestão é de que os participantes tragam também seus próprios projetos, para serem trabalhados ao longo dos dois dias de curso.

Serviço: Curso de Gestão de Projetos

Data: 10 e 11 de março

Local: ITAL – Avenida Brasil, 2880, Campinas-SP

Inscrições e investimento:

Mais informações: (19) 3743-1784;

Leila Ming Bratfisch

ITAL

(19) 3743-1757 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025