CNH Industrial lança novo Distrito Industrial em Sete Lagoas, MG
Será realizado na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) curso para formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Morango, de 8 da 12 de dezembro de 2014. O curso será composto por três módulos (Conceitual, Processo Produtivo e Prático), que ao total perfazem carga horária de 40 horas, necessárias para a obtenção da habilitação técnica.
Conforme Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e uma das coordenadoras, a programação do primeiro dia (Módulo Conceitual) aborda os conceitos básicos e gerais sobre a PI Brasil. Serão apresentadas as principais diretrizes, normas e legislações relacionadas à PI Brasil, com participação de instrutores do Mapa, Inmetro, Crea e Embrapa.
Nos três dias seguintes (9 a 11 de dezembro, no Módulo Processo Produtivo) serão estudados os temas relacionados às diversas Áreas Temáticas das Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada de Morango (NTE-PIMo), com ênfase aos procedimentos que devem ser adotados para que os produtores possam obter a certificação da Produção Integrada. Também serão abordadas as técnicas de avaliação da conformidade e as orientações para o Módulo Prático. Os dois primeiros módulos serão encerrados por uma avaliação final.
Em complemento aos primeiros módulos, será oferecido um Dia de Campo – Módulo Prático, em 12 de dezembro, no Parque Duílio Maziero, em Atibaia, SP. Na ocasião, será realizada uma simulação de avaliação da conformidade, ou seja, de uma auditoria, em todos os pontos de uma lavoura de morango certificada, na infra estrutura de apoio e nos documentos e registros. Auditores profissionais serão os instrutores deste Módulo, que será encerrado às 17h30 com a entrega de certificados e habilitações técnicas.
O valor da inscrição – R$ 420,00, dá direito aos três módulos, que juntos perfazem carga horária total de 40 horas, exigidas para obtenção de habilitação técnica.
O curso é oferecido para técnicos agrícolas/agropecuários, engenheiros agrônomos ou estudantes de agronomia que desejam atuar como responsáveis técnicos ou auditores da Produção Integrada de Morango. Os profissionais capacitados em 2009 também deverão repetir este curso, uma vez que, de acordo com a Portaria Inmetro n°443/2011, a habilitação tem validade de 5 anos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura