APTA tem o único laboratório público de São Paulo credenciado pelo Ministério da Agricultura
As pequenas e microempresas no Brasil representam, atualmente, um significativo segmento para a economia do país. Segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa de 2008, publicado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2006, havia, no Brasil, 2,2 milhões de empresas, das quais 97,5% correspondiam às pequenas e microempresas com empregados. Em Minas Gerais, o número de pequenas e microempresas atinge cerca de 267 mil empresas, correspondente a 98% do total de empresas do estado. No interior dos estados da região sudeste do país, encontram-se 67,4% das pequenas e microempresas, estando, majoritariamente, alocadas no interior dessa região.
No município de Montes Claros, em 2005, havia uma taxa de empreendedorismo correspondente a 61,81, a qual representava a relação de população por número de pequenas e microempresas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2005) considera essa taxa elevada, conforme material: Montes Claros Potencialidades, disponibilizado na home page da ACI (
).
O curso de Administração, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, em Montes Claros-MG, fundamentado nesses dados e dentro do Projeto Gestão de Micro e Pequenas Empresas: orientação à performance, realiza nos dias 10 e 11 de novembro o seu primeiro Seminário de Administração, no ICA. O seminário terá o objetivo de aprofundar no estudo do gerenciamento das micro e pequenas empresas do município de Montes Claros e promover debates, reflexões e discussão sobre os temas Franchising e Planejamento Tributário.
As inscrições podem ser feitas no ICA (Avenida Universitária, 1.000, Bairro Universitário) até o dia 07/11, sendo que até o dia 28/10 o valor é de R$ 6,00 e após essa data o valor vai para R$ 10,00. O encerramento das inscrições é no dia 07/11.
Mais informações pelo telefone (38) 2101-7780.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura