Curso da Embrapa vai abordar a interface entre a biologia evolutiva e a genética atual

07.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

Qual é a relação entre a Teoria da Evolução de Charles Darwin, que revolucionou a ciência no Século XIX, e as pesquisas atuais na área de genética? Essa é a questão tema da quarta edição do “Curso de evolução e sua interface com recursos genéticos”, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Embrapa, no período de 9 a 13 de julho, em Brasília, DF. O objetivo é apresentar para estudantes de graduação e pós-graduação os conceitos básicos da biologia evolutiva e exemplos concretos da sua interface com a pesquisa atual na área de recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos, incluindo campos científicos de ponta, como genômica e transgenia.

Estão sendo oferecidas 100 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 9 de julho pelo endereço:

, onde também encontrarão outras informações sobre o curso, como: edital, conteúdo técnico, corpo docente, entre outras.

A coordenação técnica é dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Fábio Freitas, Samuel Paiva, Luciano Biancheti, Marcelo Brilhante, Marcelo Lopes e Francisco Aragão.

O curso vai contar com aulas teórico-expositivas sobre temas relacionados à Teoria da Evolução e sua interface com as pesquisas genéticas atuais, com destaque para: Darwin e a evolução; história do pensamento evolutivo; mecanismos genético-evolutivos; evidências da evolução e origem e história da vida; domesticação das plantas; centros secundários de diversidade; domesticação e evolução e de plantas ornamentais, pimenta, amendoim, mandioca, arroz, e plantas do Cerrado; evolução e domesticação dos animais de produção; controle biológico de pragas; novas ferramentas genômicas e transgenia e evolução.

Além de pesquisadores da Embrapa, participarão como instrutores pesquisadores das Universidades: Federal do Espírito Santo (UFES); Vila Velha (UVV); Estadual de Feira de Santana (UEFS); Federal de Santa Catarina (UFSC); de Brasília (UnB) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mais informações pelo e-mail:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025