Curso aborda transferência de embriões

06.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove, de 09 a 20 de novembro, o “37º Curso de Micromanipulação e Transferência de Embriões nas Espécies Bovina e Eqüina”.

O evento tem como objetivo capacitar médicos veterinários em transferência de embriões bovinos e eqüinos.

O curso será realizado no Campo Experimental Sucupira, em Brasília, DF, e vai oferecer 12 vagas para médicos veterinários de todo o Brasil.

O conteúdo programático do curso abrange as seguintes disciplinas: morfofisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina e eqüina; exame ginecológico em vacas; ultra-sonografia na TE; controle sanitário em doadoras e receptoras; seleção de doadoras e receptoras; coleta e avaliação morfológica de embriões; inovulação de embriões; manejo de bezerros, entre outras.

A coordenação técnica do curso é do pesquisador Ricardo Alamino Figueiredo, que compõem a equipe de cientistas de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos

e Biotecnologia.

Essa equipe é responsável por muitos avanços em prol da agropecuária brasileira, como o desenvolvimento do primeiro clone bovino da América Latina, a “Vitória da Embrapa”, da raça Simental em 2001. Em 2003, a equipe conquistou outro feito inédito: o nascimento da fêmea bovina da raça holandesa, “Lenda da Embrapa”, primeiro clone obtido a partir de um animal morto.

Em 2005, as modernas técnicas de reprodução animal foram usadas em prol da conservação de raças de animais domésticos ameaçadas de extinção e resultaram no nascimento dos clones bovinos “Porã” e “Potira”, representantes da raça bovina Junqueira, altamente ameaçada de extinção no Brasil, com menos de 100 animais em todo o país.

De acordo com a Embrapa, os animais clonados estão perfeitamente saudáveis e já têm crias, o que comprova a sua capacidade reprodutiva e habilidade materna.

O curso é promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – FUNCREDI e executado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3348-4768 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025