Cup of Excellence: leilão de cafés especiais será dia 19

06.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

Os 26 lotes finalistas do 10º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil serão comercializados no dia 19 de janeiro, durante leilão internacional, via internet, do Cup of Excellence.

“Participar deste pregão é a maior premiação dada no mundo aos cafés de excelência”, diz Tulio Henrique Renno Junqueira, presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), entidade responsável pela organização do certame juntamente com a ACE – Alliance for Coffee Excellence.

O leilão é aberto a torrefadoras e casas de café brasileiras e estrangeiras, e a importadores e exportadores do grão. Todas as instruções de cadastramento estão no site

. Ainda dá tempo de participar, e aqueles que se inscreverem até segunda-feira (11), receberão um kit com todas as amostras. Como o leilão é feito pela internet, na próxima semana também será realizado um teste, antecedendo o pregão oficial, para que os usuários recém-registrados possam experimentar o sistema para garantir que entenderam o processo e estão familiarizados com a sua tecnologia. Apenas usuários registrados poderão usar o ambiente de testes. Caso o participante tenha interesse na compra parcial do lote, deverá, após efetuar seu registro, entrar em contato com Susie Spindler (

), diretora executiva da ACE, que está organizando os consórcios de compradores.

A relação completa dos 26 lotes finalistas, com descrição do tipo de café e breve histórico e fotos de cada uma das fazendas, pode ser acessada no link

. Neste mesmo endereço estão informações sobre todas as etapas do concurso, incluindo as seleções feitas pelos júris Nacional e Internacional.

Este 10º Concurso teve como juiz principal Erwin Mierisch, diretor da ACE, e coordenação técnica do classificador Sílvio Leite, da Agricafé. Nesta edição, o evento contou com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil e teve como coordenadora geral Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA. A auditoria de todas as etapas foi feita pela BCS ÖKo-Garantie-Brasil.

Qualidade

O grande campeão do 10º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence foi o lote do produtor Cândido Vladimir Ladeia Rosa, da Fazenda Ouro Verde, localizada no município baiano de Piatã, na Chapa Diamantina, com nota de 91,08 pontos do Júri Internacional. Em 2º lugar, com a nota 90,83 pontos, ficou o lote de Paulo Sérgio Noronha Barleta, da Fazenda Sant’Ana, localizada na cidade mineira de Olímpio Noronha, na região Sul de Minas. Pelas notas obtidas, acima de 90 pontos, esses dois lotes receberam também o Prêmio Presidencial. Em 3º lugar, com 89,42 pontos, ficou o lote de Homero Teixeira de Macedo Junior, da Fazenda Recreio, localizada em São Sebastião da Grama, região da Mogiana paulista.

O concurso é aberto a todos os produtores de café do Brasil e os vencedores têm como prêmio a participação neste exclusivo leilão do Cup. Nesses dez anos, o preço recorde no leilão foi pago ao lote campeão do concurso de 2005, do produtor Francisco Isidro Dias Pereira, da Fazenda Santa Inês, de Carmo de Minas (MG), que também está entre os 26 finalistas desta 10ª edição. O seu lote de 25 sacas de café cereja descascado da variedade bourbon, com a nota recorde de 95,85 pontos, foi comprado, na época, por R$ 14.872,90 a saca de 60 kg por duas lojas de cafés: a australiana Michels Espresso (Instaurator), e a canadense Caffe Artigiano.

Mais informações:

/

Fonte: Tempo de Comunicação – (11) 3868-4037

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025