Arroz gaúcho entra em estágio reprodutivo
A produção de milho foi foco das atenções e do debate durante Tarde de Campo realizada na segunda-feira (21), em Santo Antônio das Missões/RS. Em torno de 20 produtores participaram do evento promovido pela Emater/RS-Ascar, por meio das equipes de Santo Antônio das Missões e São Nicolau, com a participação da empresa de sementes Limagrain Guerra do Brasil.
Entre os temas abordados durante a tarde de troca de experiências e aprendizados, estiveram a recuperação do solo e a importância da palhada, importante aliada para o controle da erosão e para melhor absorção da água. “O uso da palhada pode diminuir as perdas de produção provocadas pela estiagem”, afirma o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Júnior Kessler.
Também, durante a Tarde de Campo realizada na propriedade da família Fischer, localidade de Rincão do Sarmento, foi enfocada a importância da silagem como uma reserva de alimento. O produto é importante em períodos de pouca oferta de alimentos para os animais. Diante disso, foram apresentados esclarecimentos sobre o ponto ideal de encilar e compactação e fechamento do silo. Diferentes variedades de milho e seus respectivos manejos e características também foram demonstrados no evento.
Entre as preocupações apresentadas pelos agricultores, segundo Kessler, está a desvantagem da localização da região em relação às demais. “Por ser mais distante, conforme os agricultores, as tecnologias chegam atrasadas ou até mesmo são difíceis de serem encontradas. Muitas vezes os produtores não estão preparados para usar tecnologias de ponta em suas lavouras”, acrescenta.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura