Kepler Weber apresenta portfólio na Intermodal
Dois novos capins do gênero
para o Bioma Cerrado serão apresentados em Dia de Campo na Embrapa Cerrados: a BRS Tamani e a BRS Zuri. O Dia de Campo será realizado no dia 17 de abril, das 8h à 12h, na Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), e as inscrições deverão ser feitas no local.
As cultivares fazem parte do esforço institucional de ampliação da oferta de novas forrageiras desenvolvidas para os diversos sistemas de produção de cada região do País.
A BRS Tamani, lançada em março em Campo Grande (MS), é a primeira cultivar híbrida de
desenvolvida pela Embrapa. Com alta qualidade nutricional e adaptação, a cultivar é indicada principalmente para engorda de bovinos de corte no Bioma Cerrado, em pastagens manejadas intensivamente e estabelecidas em solos bem drenados de média a alta fertilidade.
O híbrido é resultado de um cruzamento realizado na Embrapa Gado de Corte há 23 anos e supre a demanda do mercado por uma cultivar de
de porte baixo. Os trabalhos de seleção desse material foram conduzidos na Embrapa Cerrados, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Acre, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Rondônia e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O nome Tamani significa “precioso” na língua africana suaíli. E ela possui características que a credenciam para ser chamada assim. Apresenta abundância de folhas e perfilhos, ou ramos laterais, elevada produtividade e valor nutritivo (proteína e digestibilidade), resistência à cigarrinha das pastagens e facilidade de manejo.
A outra forrageira que será apresentada no Dia de Campo é a BRS Zuri (“bom e bonito” na língua suaíli). Lançada em 2014, essa cultivar de porte alto se desenvolve melhor em solos bem drenados de média a alta fertilidade, sendo uma opção para intensificação das pastagens nos biomas Cerrado e Amazônia.
Suas principais características são a elevada produtividade, alto valor nutritivo, resistência às cigarrinhas-das-pastagens e alto grau de resistência à mancha das folhas, doença causada pelo fungo
. É uma gramínea cespitosa, ou seja, cresce formando tufos ou touceiras, devendo ser manejada preferencialmente sob pastejo rotacionado.
A BRS Zuri é resultado de uma seleção massal em populações de
coletadas nos anos 1960 no Leste da África. Os trabalhos de seleção dessa nova cultivar também foram coordenados pela Embrapa Gado de Corte e desenvolvido em parceria com a Embrapa Cerrados, Embrapa Acre, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Rondônia e Universidade da Grande Dourados.
Ambas as cultivares foram desenvolvidas em parceira com a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), responsável pela multiplicação e oferta das sementes. A previsão é de que as sementes da BRS Tamani cheguem ao mercado a partir de agosto de 2015.
Dia de Campo “Novas cultivares de forrageiras do gênero Panicum para o bioma Cerrado”
Data: 17 de abril
Local: Embrapa Cerrados – BR 020, Km 18 (Planaltina-DF)
Horário: das 8h às 12h
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura