Cultivar IRGA 425 é lançada no CBAI 2009

13.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou, nesta quinta-feira (13/08), durante o 6º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI), a cultivar IRGA 425, desenvolvida pela equipe de Melhoramento Genético do Instituto.

A nova variedade será mais uma alternativa ao produtor e se destaca na resistência ao acamamento da lavoura de arroz irrigado.

Segundo o chefe da equipe de Melhoramento Genético do Irga, Antonio Folgiarini de Rosso, a nova variedade é adaptada ao sistema de cultivo de arroz pré-germinado e apresenta boa resistência ao acamamento das plantas. Além disso, a nova variedade apresenta bom potencial de rendimento de grãos, é tolerante à toxidez por excesso de ferro no solo e possui grãos com boa qualidade industrial e culinária.

Conforme o pesquisador do Irga e presidente da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), Sérgio Gindri, a variedade IRGA 425 é a primeira cultivar desenvolvida especificamente para o sistema de cultivo pré-germinado no Rio Grande do Sul. "A nova tecnologia pode ser cultivada nos demais sistemas de semeadura em solo seco sem nenhuma restrição", explica Gindri.

As áreas de adaptação para a IRGA 425, segundo o Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura, são todas as regiões de cultivo de arroz irrigado no Rio Grande do Sul, e pode ser cultivada nos sistemas pré-germinado, convencional, cultivo mínimo e plantio direto.

A Embrapa e a Epagri lançam, respectivamente, BRS Tropical: cultivar de arroz de ampla adaptação para as várzeas tropicais, e a SCS 116 SATORU: nova cultivar catarinense de arroz irrigado.

O 6º CBAI, que acontece de 11 a 14 de agosto, é realizado pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado e promovido pelo Irga, com o apoio do Governo do Estado.

Fonte e informações adicionais: IRGA -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025