Embrapa lança cultivares de algodão geneticamente modificadas
BRS 700FL B3RF possui fibra longa a extralonga, enquanto a BRS 800 B3RF é resistente a doenças como ramulária
A Embrapa lançou a BRS 54 Lumiar, nova cultivar de uva branca sem sementes validada para o Semiárido. Desenvolvida no programa “Uvas do Brasil”, a variedade reduz em até 50% o custo com mão de obra no manejo dos cachos. Trata-se de uma resposta à escassez de opções nacionais de uvas brancas apirênicas adaptadas ao clima do Nordeste.
A Lumiar exibe bagas grandes, crocantes, com alto teor de açúcares, acidez equilibrada e ausência de adstringência. A produtividade média fica entre 20 e 22 toneladas por hectare por safra. Como não exige pagamento de royalties por quilo vendido, o produtor arca apenas com o custo das mudas.
Com menor exigência de raleio, a cultivar facilita o manejo e ajuda a conter um dos principais custos do setor, que pode representar até 35% da produção nas variedades tradicionais. A economia alcança tanto pequenos produtores quanto grandes empresas.
A Lumiar será distribuída por viveiristas licenciados. As reservas para plantio em 2025 já começaram. O viveiro Petromudas, em Petrolina (PE), lidera a oferta. Produtores interessados também podem acessar editais da Embrapa em Santa Catarina.
A nova variedade foi testada por 12 empresas em quatro municípios do Vale do São Francisco. Segundo o produtor e consultor Newton Matsumoto, a uva combina produtividade, sabor e aparência comercial.
Inspirado no luar nordestino, o nome Lumiar remete à coloração esverdeada das bagas. A cultivar nasceu de cruzamentos iniciados em 2010, na Estação de Viticultura Tropical da Embrapa em Jales (SP).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura