Cultivar de trigo apresenta boa adaptação no Mato Grosso

29.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

Testes realizados com a cultivar de trigo super precoce BRS Guamirim, desenvolvida pela Embrapa Trigo em parceria com a Fundação Pró-Sementes, têm demonstrado a boa adaptação da cultivar em áreas irrigadas e de sequeiro no estado do Mato Grosso.

 

O BRS Guamirim está indicado segundo o zoneamento agrícola do MAPA, para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, mas em testes realizados pelo programa ProTrigo, da EMPAER e SEDER MT em áreas experimentais em Alto Taquari e Tangará da Serra e em uma área irrigada em Primavera do Leste, ele tem demonstrado boa adaptabilidade.

 

Segundo resultados obtidos na safra 2009, o BRS Guamirim foi um dos trigos destaques do experimento, mesmo não tendo sido desenvolvido para a região. A cultivar chegou aos 81,6 sacos por hectare na unidade demonstrativa de Primavera do Leste.

 

Nas avaliações laboratoriais quanto à qualidade industrial, o trigo colhido na área experimental apresentou ainda força de glúten (W) de 474, o que qualifica como trigo melhorador. Originalmente o BRS Guamirim é um trigo do tipo pão.

 

Daiane Colla

Assessoria de Comunicação Fundação Pró-Sementes

(54) 3314.8983

comunicacao@fundacaoprosementes.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025