Metade do crescimento da exportação de açúcar em 2009 foi de estoque, diz UNICA
Novidade no mercado de pimentas: a Embrapa Hortaliças lança variedade feita sob medida para os apreciadores, com sabor mais suave, para ser consumida nas formas in natura, conservas e geleias.
BRS Moema é uma variação da pimenta biquinho, e sua história começa em 2003, conforme informa a pesquisadora Cláudia Ribeiro, da área de melhoramento genético.
Segundo ela, a pimenta do tipo biquinho doce surgiu na região do Triângulo Mineiro há cerca de sete anos, mas não havia sementes para comercialização, já que os agricultores produziam para consumo próprio. Com a demanda crescente de produtores e indústrias, e a constatação da perda gradativa da principal característica dessa variedade - a ausência de picância ou ardor -, ou seja, as pimentas biquinho estavam ficando picantes, a Embrapa Hortaliças decidiu incluir a biquinho doce nos trabalhos de pesquisa com pimentas.
"Através do cruzamento natural entre pimentas doces e picantes, essa variedade estava perdendo sua principal característica, ser doce, e começava a ser picante", explica a pesquisadora. A partir daí, a equipe técnico-científica envolvida com esse trabalho concentrou esforços para a obtenção de uma cultivar de pimenta do tipo biquinho, que fosse uniformemente doce, crocante, produtiva e resistente a importantes doenças.
Na avaliação de outra participante do projeto Capsicum, as qualidades da pimenta Moema vão além do seu sabor adocicado. A agrônoma Sabrina Carvalho aposta que sua crocância e outras características também vão cair no gosto dos apreciadores de pimentas não ardidas. "Com seu sabor crocante, formato delicado e diferenciado de outros tipos de pimenta, considero que a BRS Moema tem mercado garantido", sustenta Sabrina.
A importância de o produtor utilizar sementes de boa qualidade é apontada pelo pesquisador Geovani Amaro como condição essencial para uma colheita bem sucedida, no caso da pimenta e de todas as hortaliças. E com a BRS Moema, esta norma é acrescida de outros cuidados. "Se a BRS Moema for plantada em meio a outras espécies picantes, pode ocorrer o cruzamento e os próximos frutos vão apresentar picância", alerta o pesquisador.
Segundo ele, às propriedades gustativas da nova variedade somam-se outras qualidades, como o amadurecimento gradativo dos frutos, o que permite até seis meses de colheita. Esse comportamento foi comprovado nas Unidades de Observação e Validação instaladas em localidades do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul em parceria com produtores e agroindústrias. Sementes dessa nova cultivar serão fornecidas pela Embrapa Transferência de Tecnologia às empresas de sementes interessadas na produção de sementes.
Em tempo: o nome Moema tem origem tupi-guarani, e doçura é um de seus significados. "É um nome pequeno, de fácil pronúncia, e acho que tem tudo a ver com este tipo de pimenta - biquinho doce", resume a pesquisadora Cláudia Ribeiro.
Anelise Macedo
Embrapa Hortaliças
(61) 3385-9109 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura