Ciep coloca arroz à venda e realiza compra de milho
A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) Rosa Lía Barbieri, responsável pelo lançamento da cultivar de abóbora BRS Estrela, relata que agricultores da região Sul do Rio Grande do Sul costumavam cultivar esse tipo de cucurbitácea e relembram com saudosismo a produção. “Muitos nos comentavam que gostariam de tê-la novamente”, aponta. Da espécie Cucurbita pepo, a abóbora-estrela é uma variedade crioula que, aos poucos, foi desaparecendo das propriedades familiares. Mas, a partir de um trabalho de busca com agricultores descendentes de pomeranos, principalmente dos municípios de São Lourenço do Sul/RS e Pelotas/RS, foi possível resgatar, multiplicar e registrar as sementes, de maneira a disponibilizá-las mais amplamente aos agricultores familiares. O lançamento da cultivar ocorrerá no dia 4 de setembro, durante a 37ª Expointer, em Esteio/RS.
A BRS Estrela tem como público alvo a agricultura familiar e mercados diferenciados. Tem dupla finalidade, servindo para usos ornamentais e culinários. Apresenta polpa de cor branca e levemente fibrosa, e é apreciada principalmente para a produção de doces.
A abóbora-estrela é caracterizada por apresentar proeminências ao redor do fruto – que lembram o formato de uma estrela – e casca lisa de cor creme. É uma variedade antiga que costuma chamar bastante atenção pelo formato diferenciado – por isso as finalidades decorativas. O cultivo deste tipo de variedade está bastante ligado às localidades de colonização alemã e pomerana.
Cultivo
A BRS Estrela é uma planta anual. No Sul do país, o plantio ocorre de setembro a novembro e a colheita de fevereiro a abril. Mas, nas demais regiões, a cultivar pode ser cultivada durante o ano inteiro. Agricultores interessados na aquisição de sementes devem entrar em contato com a Bionatur – empresa de produção de sementes agroecológicas – pelo telefone (53) 3503-1261 ou e-mail bionaturcomercial@gmail.com. Uma vez de posse da variedade, cada agricultor pode produzir suas próprias sementes para o ano seguinte, basta armazenar em recipiente fechado e em local seco até o próximo plantio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura