Valtra e Grupo SHARK inauguram unidade em Santa Catarina
Com o tema “Quem cuida, produz mais e melhor”, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, realiza evento para produtores rurais, agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais da área sobre cuidados com a lavoura de soja já plantada. Pesquisadores da instituição e de outras, informam aos participantes recomendações técnicas precisas sobre as inúmeras adversidades do ambiente de produção.
“Depois que a soja foi semeada, o produtor rural e sua equipe têm que continuar de olho na lavoura para não ter prejuízo e colher bons resultados. Sem dúvida que para uma boa colheita é preciso muitos cuidados com a lavoura. São estes cuidados que estamos apresentando no evento”, explica Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação MT.
Conforme o presidente, cuidados especiais são essenciais para garantir o bom desenvolvimento das plantas e assim, atingir maiores incrementos em produtividade. “Lavouras altamente produtivas é resultado de bons cuidados, e apenas são alcançadas com conhecimento técnico e monitoramento constante dos campos, oferecendo condições ótimas para as plantas, que deverão se desenvolver livres de pragas, doenças e outros estresses”.
Uns dos fatores que podem interferir na produtividade das lavouras na safra 2010/2011 são o clima, as pragas, as doenças e as tecnologias de aplicação. Para que a produção de Mato Grosso não seja limitada com estes fatores, pesquisadores da Fundação MT e de outras instituições de pesquisa estão difundindo informações de norte a sul do estado no Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2010.
Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação MT fala sobre as “Perspectivas para a ocorrência da ferrugem e outras doenças”; Lúcia Vivan, entomologista da Fundação MT aborda sobre os “Desafios para o controle de pragas”; Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia apresenta os “Efeitos da “La Niña” sobre a produção de soja na safra 2010/2011”; Ulisses Antuniassi, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu/SP fala sobre a “Responsabilidade na Aplicação”.
O Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2010 já aconteceu nos principais municípios produtores da região Norte, Médio-Norte e do Parecis de Mato Grosso. Nesta terça-feira (30) o evento será realizado em Rondonópolis no Centro de Eventos Ipê a partir das 7h30. De noite o ciclo de palestras acontecerá em Querência na Secretaria de Ação Social a partir das 18h00. Na quarta-feira (1º), a equipe técnica da turnê estará em Canarana. Lá o evento ocorrerá na Câmara Municipal a partir das 7h30. No mesmo dia, o Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2010 será realizado em Mineiros (GO) na Churrascaria Centro-Oeste a partir das 18h. Alto Garças receberá os pesquisadores na quinta-feira (02) na Sementes Arco-Íris, a partir das 7h30. De noite no mesmo dia, será a vez dos produtores rurais de Campo Verde receber recomendações dos cuidados com a lavoura no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Verde (Acicave), a partir das 18h. O evento será finalizado em Primavera do Leste na sexta-feira (3) a partir das 7h30 na sede Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL).
Mais informações no www.fundacaomt.com.br
Julianne Caju
Área de Comunicação Social
(66) 3439-4100
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura