Cotrijal fala sobre tecnologia para gestão de pessoas no agronegócio

Cooperativa administra mais de 2.700 colaboradores que atuam em 82 unidades de negócios espalhadas pelo Rio Grande do Sul

13.05.2022 | 14:15 (UTC -3)
Catarina Armelin

O agronegócio normalmente envolve atividades presenciais. Por isso, garantir que os processos de gestão de pessoas alcancem a todos os locais de forma padronizada e conectada, foi um dos desafios da Cotrijal, maior cooperativa do agronegócio no Rio Grande do Sul.

Com mais de 2.700 colaboradores espalhados por 82 unidades de negócios do estado gaúcho, a cooperativa precisou de mais do que uma tecnologia para organizar os processos e conectar as pessoas.

“Atuamos com uma legislação que nunca foi fácil de se adaptar, de se manter atualizada, por isso é essencial ter uma gestão padronizada. Investimos em tecnologias da Senior Sistemas para atender todas as questões ligadas ao eSocial, mas ao mesmo tempo alimentamos diversos setores de gestão da Cotrijal com dados confiáveis”, explica Simone Rohrig, Gerente de DHO da Cotrijal, maior cooperativa do agronegócio no Rio Grande do Sul. A empresa é parceira da Senior Sistemas desde 2008.

A executiva reforça que a área de DHO da empresa, onde exerce liderança, tem como principal função gerar valor ao cooperado de forma inovadora, segura e sustentável para entregar resultados. “Ter uma tecnologia que concentra as informações dos times e que também viabiliza trabalhar a experiência desses colaboradores, fez toda diferença para a proposta do nosso negócio.”

O primeiro grão para uma colheita próspera

Simone conta que o primeiro passo para iniciar a digitalização do RH da Cotrijal foi a implantação do módulo de folha de pagamento, uma expertise da Senior Sistemas que hoje administra mais de 6 milhões de folhas por todo o Brasil.

A partir desta tecnologia, novos módulos foram conquistando o RH da cooperativa, entre eles o portal do candidato, para divulgações de vagas e captação de currículos; gestão de recrutamento; medicina e saúde, entre outros.

A executiva da Cotrijal destaca a importância da automatização destes processos, especialmente em uma empresa que gerencia mais de 234 cargos diferentes.

“Temos todos os aspectos iniciais de entrada do colaborador, mas o que aparece no módulo de medicina e saúde é o exame médico deste novo profissional. No entanto, o que as pessoas muitas vezes não sabem é que por traz deste documento, o que existem são muitos cadastros de cargos, protocolos etc”, reforça.

Todas as tecnologias para gestão de pessoas usadas pela Cotrijal estão concentradas na plataforma Senior X, local onde é possível encontrar com facilidade todas as informações de pessoas que atuam na empresa hoje.

“Considero a plataforma Senior X a melhor ferramenta hoje para o gestor. Isso porque no local é possível controlar férias, vencimento de contrato, realizar gestão de ponto etc. O nosso atual desafio com toda essa tecnologia em mãos é trazer para o gestor essas informações do people analytics para trabalhar planejamento estratégico com o seu time.”

Para a Gerente de DHO da Cotrijal, por meio de indicadores gerados pela tecnologia da Senior é possível extrair informações para o gestor de forma fácil para a elaboração de um plano de ação.

“Esse processo sem uma padronização e uma automação era extremamente demorado. Perdíamos mais tempo unindo dados do que na elaboração do plano de ação. Hoje estamos no movimento oposto, temos informação e queremos usar o nosso tempo na estratégia do negócio.”

Admissão digital no agro

O mais recente investimento da Cotrijal ocorreu em 2020, com a implantação do onboarding da Senior, ou seja, admissão digital. Com isso toda a etapa de coleta de documentação, que envolvia muitos papéis e xerox de documentos para produção de contrato, foi eliminada e hoje está concentrada dentro do RH, com uma analista que fica dedicada nesta captação de documentos que pode chegar via celular.

“Essa documentação já fica com o RH, integrado em nosso sistema, totalmente online, e já sendo validada com as regras do eSocial. Fazer a inclusão digital dos nossos colaboradores também é um dos nossos papéis, hoje em dia praticamente todo mundo tem um celular, e tem dado muito certo”, conta Simone Rohrig.

“Potencializar Pessoas e Impulsionar Negócios é o nosso propósito, e acompanhar a entrega dos projetos construídos em conjunto, Senior e Cotrijal, reforçam que seguimos no caminho correto”, destaca Jeremias Volpi, Head da filial Senior Sistemas no Rio Grande do Sul.

Com apoio da Senior a Cotrijal desenhou todas as etapas de desenvolvimento do colaborador, desde treinamentos iniciais de cargo, até conhecer toda a cultura e atuação da Cotrijal. Um trabalho que atende a inclusão digital das pessoas que chegam à cooperativa, independentemente de onde estejam atuando, online na palma da mão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024