Corteva Agriscience lança herbicida Paxeo com molécula para controle de plantas daninhas na soja

Com a tecnologia Arylex active, o produto foi desenvolvido após 10 anos de pesquisa e possui foco no controle da buva e do capim-amargoso

11.04.2022 | 16:48 (UTC -3)
Amelia Rodrigues
"O produto possui um modo de ação diferenciado que irá contribuir para um controle consistente e duradouro, além de oferecer flexibilidade na aplicação”, explica André Baptista
"O produto possui um modo de ação diferenciado que irá contribuir para um controle consistente e duradouro, além de oferecer flexibilidade na aplicação”, explica André Baptista

A Corteva Agriscience apresenta ao mercado o novo herbicida Paxeo para controle de plantas daninhas resistentes e tolerantes na cultura da soja. O produto faz parte de uma nova família de herbicidas com a tecnologia exclusiva Arylex active e foi desenvolvido após mais de 10 anos de estudos e aproximadamente 500 áreas de pesquisa no país. De acordo com estudo publicado no portal científico Weed Science, o impacto anual das plantas daninhas na soja chega a R$ 9 bilhões por ano, com mais de 20 milhões de hectares atingidos nas lavouras brasileiras.

“A Corteva trabalha para apoiar o sojicultor em desafios importantes, entre eles o controle de plantas daninhas que causam grandes perdas na produtividade, e o lançamento de Paxeo é mais um passo para auxiliar neste cenário. O produto possui um modo de ação diferenciado que irá contribuir para um controle consistente e duradouro, além de oferecer flexibilidade na aplicação”, afirma André Baptista, Líder do Portfólio de Herbicidas da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.

A tecnologia Arylex active possui como base uma nova auxina sintética desenvolvida pela Corteva. Ela atua em um local diferente e exclusivo da planta, é absorvida pelas folhas e raízes e sua via principal de translocação é o floema, permitindo que o herbicida atue no sistema radicular e em pontos de crescimento das plantas daninhas, mesmo em condições climáticas adversas.

Paxeo é ideal para dessecação em pré-plantio de soja e apresenta benefícios como controle superior em condições de seca, ação residual, ultrabaixa volatilidade, menor fitotoxicidade para culturas não alvo, controle em pré e pós-emergência e flexibilidade na aplicação, de 7 a 50 dias antes do plantio. Além disso, pode ser associado com herbicidas graminicidas sem antagonismo, facilitando o controle de plantas daninhas de folhas largas e estreitas na mesma aplicação.

Além de buva e capim-amargoso, Paxeo oferece o controle de outras plantas daninhas como: trapoeraba, corda-de-viola, picão-preto e leiteiro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024