Cooxupé promove o 5º Fórum Café e Clima no dia 27 de julho

Especialistas apresentarão as consequências do comportamento climático na atual safra cafeeira e os impactos paras as próximas colheitas; Programação começa às 14h

06.07.2023 | 14:56 (UTC -3)
Phábrica de Ideias
Colheita de café arábica em andamento no estado de Minas Gerais (Divulgação)
Colheita de café arábica em andamento no estado de Minas Gerais (Divulgação)

No dia 27 de julho, das 14h às 17h, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé promoverá o 5º Fórum Café e Clima Cooxupé. O evento será realizado no auditório da Matriz, em Guaxupé (MG), e, também, poderá ser acompanhado de forma on-line, ao vivo, pelo Hub do Café e pelo canal da cooperativa no Youtube.

Neste ano, o Fórum debaterá as questões climáticas na safra de café em 2023 e previsões para 2024, além de apresentar informações ambientais e climatológicas, com palestras de especialistas e pesquisadores da área.

A programação contará com três palestras. O engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Guilherme Vinícius Teixeira, apresentará as condições meteorológicas e consequências que ocorreram desde agosto de 2021 até abril de 2023, na área de atuação da cooperativa que mantém produção de café arábica de seus cooperados.

Já o agrometeorologista da empresa Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, abordará as previsões de clima para os próximos meses, nas diversas regiões cafeeiras do Brasil.

Para completar, o professor de Fisiologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Donizete Alves, explicará como as condições meteorológicas ocorridas entre agosto de 2021 a abril de 2023 afetaram a safra cafeeira que está sendo colhida neste ano e, ainda, descreverá o que esperar da safra de 2024 (levando em consideração as condições meteorológicas ocorridas entre agosto/22 a junho/23), bem como as previsões climáticas entre julho/2023 a abril/2024.

A mediação do 5º Fórum Café e Clima da Cooxupé será feita pelo engenheiro agrônomo, Mário Ferraz de Araújo, que também é o gerente de Desenvolvimento Técnico da cooperativa. O evento é voltado aos profissionais, produtores e estudiosos nas áreas de agronomia e de produção de café.

Programe-se 

5º Fórum Café e Clima da Cooxupé

Data: 27 de julho de 2023

Horário: a partir de 14h

Transmissão ON-LINE: Portal Hub do Café e Canal da Cooxupé no Youtube.

Programação:

14h00: Abertura com a Diretoria Executiva da Cooxupé

14h15: Palestra de Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, sobre as condições meteorológicas e suas consequências nas regiões de atuação da cooperativa.

15h00: Palestra de Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima, sobre as previsões de clima para os próximos meses, nas diversas regiões cafeeiras do Brasil.

15h45: Palestra de José Donizete Alves, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobre como as condições meteorológicas ocorridas entre agosto de 2021 a abril 2023 afetaram a safra atual de café.

16h30: Debate

17h: Encerramento

Compartilhar

Mosaic Fevereiro Marco 2024