Coordenador da RIPA apresenta painel na a COP 15

04.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

O pesquisador Paulo Estevão Cruvinel, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, e coordenador executivo da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA), participa da Cúpula da ONU sobre a Mudança Climática de Copenhague.

O evento, que começa a partir de segunda-feira (07/12) e vai até o dia 18, reunirá na Dinamarca as principais autoridades do mundo para negociar um novo acordo sobre o clima, que substitua o protocolo de Kioto, vigente até 2012.

Além de um dos fundadores da Instrumentação Agropecuária, em 1984, junto com Sérgio Mascarenhas, Silvio Crestana e Paulo Henrique Valim, Cruvinel foi chefe geral da unidade, entre 1998 e 2002. O pesquisador também é professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP São Carlos, e membro de institutos de engenharia no Brasil e no exterior. Em Copenhague, Paulo Cruvinel, que foi convidado pelo Itamarati, apresentará um painel.

As mudanças climáticas já foram tema de atividade da RIPA. Entre os dias 13 e 15 de outubro, pesquisadores e empresários de todas as regiões do Brasil estiveram reunidos em Manaus (AM), para participar da oficina técnica “Agricultura: mudanças climáticas e uso sustentável de recursos renováveis”, que discutiu pontos críticos e estabeleceu um portfólio de projetos para as áreas de agricultura e carbono, vulnerabilidades (influência das mudanças climáticas na agricultura), mitigação dos efeitos climáticos na produção agrosilvipastoril e uso sustentável de recursos renováveis.

Michel Lacombe

Portal RIPA

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025