MT: ciclo de palestras orienta sobre a emissão de NF-e
O presidente da Cooplantio - Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, Daltro Benvenuti, foi à China na primeira quinzena de novembro, em busca de novos mercados.
"Fomos retribuir visitas feitas pelos chineses nos últimos meses e prospectar nichos ao nosso associado", acrescenta.
Com grande capacidade de produção de máquinas e insumos, o país asiático tem uma carência grande de alimentos, principalmente de soja. "O objetivo é mandar a oleaginosa para eles em troca destes produtos industrializados", explica.
Segundo Benvenuti, a indústria chinesa de tratores, por exemplo, melhorou sensivelmente a qualidade. "Fomos ver de perto a estrutura, para termos a garantia de um bom negócio ao associado. Por isso, visitamos indústrias de grãos e biodiesel, fábricas de tratores e tradings", relata. Em dezembro, uma nova comitiva da China deve chegar ao Brasil.
A Cooplantio espera aumentar o faturamento para R$ 500 milhões em 2010 com a concretização de novas parcerias. "E a China é uma candidata em potencial, onde a crise parece ter passado ao largo e todo mundo está investindo pesado", finaliza o presidente. Em 2009, a cooperativa deve faturar R$ 340 milhões.
Informações adicionais:
Fonte: Luciana Brambilla - Assessoria de Imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura