Cooplantio leva associados de São Gabriel/RS para conhecer lavouras argentinas

04.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Luciana Brambilla

Em visita a propriedades rurais de Corrientes, na Argentina, um grupo de 20 associados da Cooplantio São Gabriel/RS conheceu o manejo local das lavouras de soja e arroz e buscou conhecimento técnico para melhorar ainda mais a produtividade das áreas gaúchas. Eles participaram de um tour organizado pela cooperativa juntamente com a BayerCropscience. “Estamos à frente em muitos aspectos. Nossos produtores fizeram uma análise do que pode ser melhorado”, afirma Marcelo Caggiani, gestor da filial São Gabriel.

Com pecuária desenvolvida, a província de Corrientes vive uma realidade diferente. Quase toda a produção de grãos é destinada para o gado. O porto mais próximo fica a 1,5 mil quilômetros, o que praticamente inviabiliza as exportações. “Além disso, o governo cobra uma taxa de retenção para todos os produtos agrícolas”, destaca. O milho, a soja, o trigo e os subprodutos do arroz transformam-se em alimento animal para viabilizar as propriedades através da agregação de valor.

De acordo com Caggiani, o arroz é o único grão produzido e comercializado na região. Corrientes enfrenta uma transformação. Há dez anos, existiam 300 produtores para uma área total de 100 mil hectares. “Hoje são 90 e a área é praticamente a mesma”, diz. Na província de Entre Rios, com o fim do subsidio da energia elétrica em 2011, a área diminuiu em 50%. O cultivo de arroz poderia aumentar, caso o governo local barateasse o custo de energia e também investisse na construção de barragens.

Algumas práticas diferentes de cultivo e condução de lavoura chamaram a atenção dos produtores gaúchos, como o uso intensivo de terras sem descanso. “A mecanização terceirizada em muitas lavouras, desde o plantio, pulverização, colheita e transporte é um bom exemplo que pode ser copiado, pois viabiliza uma boa parte dos produtores, quanto às empresas de prestação de serviço”, finaliza Caggiani.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025