Cooplantio e Embrapa anunciam união de esforços

05.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Luciana Brambilla

A fim de unir esforços e suas respectivas expertises, a Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto – Cooplantio e a Embrapa Clima Temperado, unidade de Pelotas, assinaram nesta tarde da última terça-feira (04), durante o 28º seminário Cooplantio, um protocolo geral de intenções. O documento prevê um plano de trabalho conjunto entre as entidades para disseminar as boas práticas agrícolas de produção – uso racional de água, eficiência no uso de nutrientes na agricultura, racionalização no uso de agroquímicos no processo produtivo etc. – e acelerar o processo de chegada da inovação no campo.

“A Cooplantio tem por DNA fazer a extensão rural. Por isso, a Embrapa vai fornecer para a Cooplantio o conhecimento, a pesquisa e a inovação, enquanto nós vamos traduzir isso para os nossos associados”, resume o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti. “São aptidões bem distintas. A Embrapa irá gerar tecnologia para nós difundirmos entre os produtores, que irão utilizar isso para multiplicar a produção e devolver para a Cooplantio industrializar esse produto e levar para a gôndola do supermercado como um produto genuinamente gaúcho.”

A perspectiva, de acordo o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Nailto Pillon, é aliar o que a Embrapa tem de melhor em termos de avanço, conhecimento e tecnologia à rede de técnicos e estrutura capilar que a Cooplantio tem na região Sul do País, em especial no Rio Grande do Sul, “que são fundamentais para retroalimentar o processo de aquisição de novos conhecimentos e novas tecnologias”, esclarece. “Essa parceria é muito bem-vinda para nós no sentido de, cada vez mais, fazer com que a inovação chegue mais rapidamente lá na ponta, para o produtor.”

Ainda sem nome definido, a parceria deve ser batizada em breve. Neste primeiro momento, é uma parceria liderada dentro da Embrapa pela unidade de Pelotas, mas que logo será estendida às demais unidades da empresa. “Vamos construir daqui para frente uma série de ações não só de pesquisa e desenvolvimento, mas também de eventos de ciência e tecnologia, seminários, jornadas técnicas e dias de campo em conjunto”, anuncia Pillon.

O 28º Seminário Cooplantio termina nesta quarta-feira (05), no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado. Mais informações e transmissão ao vivo pelo site

.

Carlos Queiroz

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025