Coopernorte investe na produção de derivados de milho

Trata-se da primeira fábrica de derivados de milho do Pará; serão 2 mil toneladas produzidas até o final de 2024

13.11.2024 | 17:08 (UTC -3)
Luan Carvalho

A Coopernorte, maior cooperativa agroindustrial da região Norte do Brasil, iniciou a produção de quatro novos derivados do milho: flocão, cuscuz, canjica e fubá. Os produtos estão disponíveis em supermercados, inicialmente, de 36 municípios do estado do Pará. Esta é a primeira indústria de derivados de milho do estado do Pará, que é um dos maiores consumidores do produto no País. 

"Desde maio deste ano, a agroindústria da Coopernorte tem se destacado na comercialização de arroz, feijão e milho de pipoca, mostrando um desempenho positivo no setor. Agora, ampliamos nosso portfólio de produtos, consolidando um avanço importante para a cooperativa e para a economia de toda a região Norte", destaca Bazílio Carloto (na foto), diretor-presidente da Coopernorte. 

A capacidade produtiva estimada até o final de 2024 é de mais de 1.125 toneladas para flocão, fubá e cuscuz, e mais de 870 toneladas para canjica. A produção diária prevista é de cerca de 11 toneladas (cada) para flocão, fubá e cuscuz, e mais de 13 toneladas para canjica, considerando apenas um turno de operação. Esses volumes refletem a força da agroindústria da Coopernorte, que investiu mais de R$ 73 milhões em sua estrutura para atender à crescente demanda.

"O lançamento desses novos produtos faz parte do compromisso da Coopernorte em agregar valor à produção agrícola e em fornecer produtos de alta qualidade para os consumidores", acrescenta Bazílio Carloto, diretor-presidente da Coopernorte. A produção será realizada a partir do milho fornecido pelos cooperados e clientes Coopernorte, consolidando o projeto de verticalização da cooperativa.   

Além de atender à crescente demanda, a nova linha de produtos visa fomentar a alimentação cultural e regional, promovendo ingredientes que fazem parte de pratos típicos da culinária paraense. A estratégia de comercialização inclui, além da distribuição em supermercados, ações de marketing, promoções e degustações, com foco na expansão do mercado em todo o estado.

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