Prefeitura de Nova Friburgo/RJ busca fornecedores que cultivem capim Vetiver
O presidente da Emater/RS, Lino De David, recebeu na manhã de quinta-feira (1º), no espaço Caminhos da Integração - mantido pela Instituição na 34ª Expointer -, representantes de cooperativas da região das Missões. Na pauta de discussões estiveram as ações programadas pela Emater/RS-Ascar para o cooperativismo, em consonância com o programa para a organização deste setor, que está sendo construído pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e que terá o apoio da Instituição na execução.
Conforme previsto, a Emater/RS-Ascar terá a missão de fomentar o desenvolvimento das cooperativas gaúchas a partir da organização de cinco grupos de trabalho, com atuação regional, compostos por profissionais de várias áreas. Estes técnicos terão a função de prestar assessoramento na gestão das cooperativas, com o objetivo final de garantir melhorias para o setor na produtividade, na comercialização, na administração e na educação.
Durante a reunião, os representantes de cooperativas manifestaram a necessidade imediata de assessoramento por parte da Emater/RS-Ascar na área contábil, auxiliando-as neste momento em que são firmados convênios importantes com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Banco do Brasil. O presidente da Emater/RS vai analisar a possibilidade, considerando que a Instituição já começou a organização destes grupos que terão cinco profissionais cada, com um total de 25 técnicos, atendendo 200 cooperativas.
Participaram da reunião o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), representantes da Cooperbutiá, de Butiá, Maria Salkovski Junges e Luís Wammes, da Cooperfamiliar de Tenente Portela, Jesson Marchesan e Valmor Machado Soares, da Secretaria do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rubem Wiess e Ademir Amaral e da Prefeitura de Porto Vera Cruz, André Camargo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura