Coodetec recebe prêmio Aprendiz de Ouro

O evento ocorreu no auditório da Faculdade Assis Gurgacz, na noite de terça-feira, dia 15, com presença de autoridades, dos 150 aprendizes e das 37 empresas conveniadas

17.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Andrelise Daltoé

“Eu sempre me espelhei nos meus pais e queria crescer logo para começar a trabalhar e ajudar na renda familiar. Através do programa Jovem Aprendiz, eu consegui, aos 14 anos, dar início a minha carreira e mais que isso, ser mais responsável, administrar o meu dinheiro. A experiência positiva que tive na Coodetec, influenciou muito na minha opção de graduação. Eu queria estudar Educação Física e teria feito a opção errada se não fosse o Programa. Hoje tenho 18 anos e estudo Ciências Contábeis na Univel. Estou trabalhando na área financeira da empresa e quero construir carreira aqui, dar continuidade aos meus estudos e ser uma profissional sempre melhor e mais atualizada”.

Esse é o relato da Aimee Cristyna de Assis Secchi, 18 anos, que começou a trabalhar na Coodetec em 2011, através do programa Jovem Aprendiz. Em janeiro de 2014, ela foi contratada como funcionária da empresa. É por essa e por outras histórias parecidas com as da Aimee que a Coodetec recebeu o troféu Aprendiz de Ouro, por ser a empresa que mais efetivou jovens desde 2009. O evento ocorreu no auditório da Faculdade Assis Gurgacz, na noite de terça-feira, dia 15, com presença de autoridades, dos 150 aprendizes e das 37 empresas conveniadas. Na noite, 10 aprendizes também foram premiados com a Estatueta de Ouro, como os melhores do ano de 2015.

Para o diretor geral da Coodetec, Vitor Cunha o programa é fundamental na vida de muitos jovens. “Apoiamos a iniciativa e ganhamos muito com isso. Temos aqui na empresa muitos talentos, que iniciaram como jovens aprendizes. O programa proporciona inserção no mercado antecipadamente, aprendizagem, experiência para o currículo. O fato de participar de um programa como esse já é um diferencial para esses jovens e para as empresas que tem oportunidade de participar deste importante programa, na formação de futuros profissionais, possibilitando uma inserção no mercado de trabalho.”

Leonardo Fonsceca está nessa lista de talentos. Já está indo para quarto ano de Direito na FAG e é ele que paga a mensalidade do curso. Desde os 14 trabalha na área jurídica da Coodetec. “Direito era um dos meus sonhos e a feliz coincidência de entrar para trabalhar justamente nessa área, fez com que me identificasse ainda mais com a profissão”, comenta. Pra ele, o Programa é muito importante e todos os jovens deveriam participar. “Na minha vida, fez muita diferença. Passei a entender e dar mais valor para muitas coisas, principalmente para o tempo”.

O programa

A Fundação Assis Gurgacz mantém, desde 2009, o Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz - PAJA, que oferece a oportunidade de participar de cursos de iniciação profissional, visando o ingresso no mercado de trabalho e a inserção social.

São atendidos adolescentes e jovens residentes em Cascavel, de ambos os sexos e com idade entre 14 e 24 anos incompletos. A proposta pedagógica do programa é aprovada pelo MTE e com registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Os jovens aprendizes ficam no programa durante dois anos, e participam de aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta feira, no período matutino e vespertino e aos sábados no período matutino.

A formação dos jovens acontece através de convênios firmados com as empresas, que são responsáveis por matricular os aprendizes no Programa de Aprendizagem Profissional, para que eles participem das atividades desenvolvidas pela Fundação.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024