Agricultura aprova subsídio de R$ 500 por hectare plantado
O Agronegócio brasileiro conta com mais um importante aliado tecnológico. Por meio de um aparelho celular, integrado a dispositivos de computação móvel, GPS, câmeras digitais e impressoras, informações como laudos técnicos, previsões de colheita, aplicações de insumos, cadastros de propriedades rurais, entre muitos outros dados, podem estar interligados em um mesmo software, do campo à cidade. A solução inovadora, que permite a mobilidade da transferência de informações de maneira ágil e mais precisa que as antigas anotações no papel, foi apresentada na última quinta-feira (2), em Cascavel, no oeste paranaense.
O exemplo real de usabilidade do sistema veio de uma cooperativa que atua em Santa Catarina e Paraná, iniciou o processo de inclusão da ferramenta na rotina das visitas ao campo. “A inserção da nova tecnologia começou aos poucos. Em 2008, seis de nossos técnicos agrícolas passaram a levar o aparelho para as propriedades rurais. Já em 2009, o número de adeptos ao sistema aumentou para 22 e estamos fechando 2010 com mais 96 profissionais da cooperativa utilizando a solução tecnológica e a previsão é que, no próximo ano, tenhamos adesão de 100% da equipe técnica e de vendas”, indica o coordenador técnico da Cooperativa Agroindustrial Alfa, Claudiney Turmina.
Para Turmina a maior dificuldade encontrada na implantação de um sistema de inovação no campo, é a mudança de hábito de quem vai operar o sistema, mas pelos benefícios que esse tipo de tecnologia permite, ressalta, vale a pena insistir na adesão. “Encontramos muita resistência no começo. Mas assim que mostrávamos, tanto aos técnicos quanto aos produtores, os números e o controle da produção rural que conseguíamos ter com o sistema, a rebeldia ia se extinguindo. A aprovação final, que realmente mostrou que o sistema gerava resultados positivos, veio de um dos técnicos que mais resistiu a entregar-se a tecnologia, e hoje, diz não poder ficar sem o aparelho”, relata.
O software utilizado pela cooperativa foi uma das soluções apresentadas em Cascavel, durante a primeira edição do Road Show, promovido pela Datacoper. De acordo com o empresário cascavelense Cezar Bernardon, o evento possibilitou as mais de 20 empresas presentes do agronegócio Brasileiro e Paraguai, o esclarecimento de dúvidas sobre soluções tecnológicas de relacionamento com o cliente, chamado de CRM, que facilitam o contato, assistência, controle, interação e até as vendas.
“Trouxemos para o evento, além de exemplos reais da usabilidade dos sistemas, palestras sobre as ferramentas tecnológicas e demonstrações dos aplicativos. O importante era fazer com que eles conhecessem produtos que podem tornar suas cooperativas e empresas mais competitivas. Tenho certeza de que esses objetivos foram alcançados e nossa previsão é levar o Road Show para diversas cidades da fronteira com o agronegócio”, assinala.
Facilidade
O gerente de produtos da Datacoper, Ricardo de Almeida Pereira, afirma que o software aplicado ao celular, faz com que o produtor rural, o técnico agrícola e a própria cooperativa possam integrar a tecnologia com os processos de negócios. “A ferramenta foi criada justamente para melhorar o relacionamento entre eles. Quando o técnico vai até a propriedade realizar o atendimento, em vez de ter de voltar para casa e descrever, em arquivos no computador, um relatório de suas atividades naquele produtor, pode fazer os registros diretamente na propriedade, pelo CRM Mobile.”
Ainda de acordo com Ricardo Pereira, as chances de digitar algo errado ou esquecer algum detalhe do atendimento diminuem e os dados já são lançados automaticamente em um sistema integrado com o da cooperativa. “A partir dos dados lançados pelos técnicos, a cooperativa pode ter um controle de produção, de tipos de ocorrências registradas, volume de atendimentos por produtor, entre outros. Já o cruzamento desses dados, que também é feito pelo software, pode ajudar no planejamento de safras, previsões de colheitas, metas de venda, e diversas informações diretas, sem que o gerente ou diretor precise perder tempo quantificando dado por dado, que são gerados de forma simples pelo sistema”, ilustra.
Na opinião de Claudiney Turmina, da Cooperalfa, o controle da produção dos seus cooperados possibilita uma assistência técnica mais profissional e personalizada. “Se você não tiver números, você não enxerga. E se você não tiver números organizados, enxerga menos ainda. Com o sistema Cooperate Mobile conseguimos prever dificuldades de safras, direcionar melhor os atendimentos dos técnicos agrícolas e, tudo isso, sem perder tempo preenchendo planilhas, conferindo dados e montando os gráficos. O sistema permite acesso a essas informações a um clique”, complementa.
Solange Cruz
Datacoper – Cascavel/PR
(45) 3220-557
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura