Consultor do GBCA é premiado como Personalidade do Algodão

04.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

O pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Walter Jorge dos Santos, conselheiro técnico do Grupo Brasileiro de Consultores de Algodão (GBCA), recebeu o prêmio Personalidade do Algodão 2009.

A entrega do prêmio, concedido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), foi realizada terça-feira (01/12), no jantar em comemoração aos 10 anos da entidade, em Brasília/DF.

“É um privilégio ser homenageado por uma instituição tão importante como a Abrapa, que é uma das mais atuantes tanto no âmbito nacional e quanto internacional”, afirma o pesquisador.

O conselheiro do GBCA possui 36 anos de atuação na cultura do algodão com pesquisa e consultoria técnica e acompanhou de perto a evolução da cotonicultura, especialmente do algodão do Cerrado. “Hoje, o algodão é uma cultura totalmente mecanizada e que faz uso de alta tecnologia. Mas acompanhei as diversas fases até chegarmos ao estágio atual. A primeira fase foi a de vencer o pulgão vetor da virose azul; a segunda, o controle das ervas invasoras através do manejo cultural e principalmente químico; a terceira, o início do algodão transgênico e a quarta e atual fase é a introdução do algodão adensado no Cerrado brasileiro, o que é uma outra visão da cultura e uma modalidade que viabiliza o cultivo desde pequenos até grandes produtores, restando ainda um desafio a ser vencido que é o controle efetivo do bicudo por todos os cotonicultores brasileiros”, afirma Walter Jorge.

Porém, mais do que tecnologia, o pesquisador atesta: “Algodão não se faz sem gente”. Para ele, o aspecto humano na cultura é fundamental. Por isso, um dos seus principais focos de trabalho em todos esses anos é o treinamento a campo das pessoas que trabalham com a cultura do algodão.

Ele afirma que o algodão é uma cultura muito complexa, para a qual não existe uma receita pronta. Por esse motivo, ele considera fundamental a existência de grupos, como o GBCA, por meio do qual os profissionais podem trocar informações para superar os problemas e desafios da cultura e propor alternativas de soluções rápidas e dinâmicas.

Mais informações:

Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025