Consórcio entre fruticultura e apicultura aumenta em até 80% produção de frutos

04.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O consórcio de apicultura e fruticultura, como forma de aperfeiçoar a produção, será tema de seminário nessa quarta-feira (05/08), no município de Bonito/MS, durante a Exposição Agropecuária local.

O coordenador do projeto de apoio à produção sustentável no Território da Reforma, Antônio Minari, será um dos palestrantes e afirma que a utilização dessa atividade pode aumentar em até 80% a produção de frutos, dependendo do tipo de consórcio utilizado.

Minari explica que a associação das culturas deve ser estudada, pois os casos são diferentes para as diversas espécies de abelhas em conjunção com os frutos. “No caso do maracujá, o principal agente são as Mamangavas, responsáveis por até 97% da polinização natural. Já a abelha Europa, que com o maracujá é indesejável porque rouba os grãos de pólen, é eficaz no aumento da produtividade do mamão, banana, laranja e limão, já que próximo às colméias há mais abelhas e maior rendimento da produção.”

O seminário será realizado das 8 às 12 horas no sindicato rural de Bonito e faz parte do projeto Territórios da Reforma, executado pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – FUNAR, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS, com o Sebrae.

Fabiane Sato e André Patroni

Sato Comunicação

(67) 3042-0112/ 3029-0113

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025