Consórcio de Rede de Ferrugem indica Cronnos como fungicida para controle da ferrugem asiática

​Ensaios realizados nas principais regiões produtoras de soja no país apontaram, pelo terceiro ano consecutivo, que o produto é o mais eficaz no combate à doença

13.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cláudia Santos

O fungicida Cronnos, da ADAMA, foi indicado pelo Consórcio de Rede de Ferrugem liderado pela Embrapa, pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor produto para o controle da ferrugem asiática nas lavouras de soja de todo o País.

Composto pelas principais instituições de pesquisa do Brasil, o Consórcio avalia os fungicidas individualmente e em aplicações sequenciais, para determinar a eficiência de controle desta que é a principal doença da cultura. Os resultados mostraram que o tratamento com Cronnos alcançou maior porcentagem de controle, com 81% de eficiência. A ação do produto indicou também 3.416 kg/ha em produtividade nos cultivos, o maior número entre os fungicidas comerciais avaliados.

“Cronnos foi o único fungicida testado pelo Consórcio com eficiência acima de 80%. Além disso, o produto apresentou um incremento de 7 pontos percentuais de 2020 para 2021 (passando de 74% para 81% de eficiência). Isso se deve à combinação exclusiva de ativos somada a uma formulação inovadora, que garante mais estabilidade e combate efetivo da ferrugem asiática”, explica, Gerson Dalla Corte, gerente de Produtos, responsável pelos fungicidas na companhia.

Cronnos possui tecnologia exclusiva T.O.V., nome que resume seus principais benefícios: Tecnologia de formulação, Operação simplificada, Valor para o agricultor. A formulação de Cronnos promove maior aderência às folhas da soja; destaca-se pela facilidade na aplicação; sem risco de entupimento de bicos de pulverização; alta eficácia no combate das principais doenças da soja e respostas superiores de produtividade da cultura.

“Este é um produto recente no mercado, foi lançado em 2018 e desde então vem surpreendendo positivamente com resultados expressivos nas lavouras de soja de todo o País. É motivo de orgulho contar com uma solução que supera expectativas e atende totalmente às necessidades dos produtores”, finaliza Corte.

Consórcio de Rede de Ferrugem

Para enfrentamento da ferrugem asiática da soja, a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) criou em 2004 o Consórcio Antiferrugem*, com foco nas tecnologias pertinentes. Paralelamente houve também a criação do Consórcio de Rede formado por uma série de ensaios cooperativos para testes de fungicidas, conduzido pelas principais instituições de pesquisa públicas e privadas do Brasil, e é hoje a principal referência técnica para os agricultores brasileiros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024