Experiência brasileira com a produção de cogumelos é case em evento da ONU

Pesquisadora Arailde Urben fará relato da utilização da técnica Juncao no Brasil, bem como a aplicação de 53 edições do curso de produção de cogumelos comestíveis e medicinais

12.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A aplicação da técnica Juncao no Brasil, adaptada às condições de clima do país pela pesquisadora Arailde Urben, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, é um dos temas da programação de um evento internacional que contará com a participação dela para relatar a experiência brasileira na produção de cogumelos comestíveis e medicinais a partir desse método. 

Além de adaptar a técnica, a pesquisadora realizou 53 edições do curso sobre essa temática (o primeiro foi em 1996), e agora fará um relato do sucesso da adaptação da técnica no país, contando a aceitação e o interesse do público brasileiro pela produção de cogumelos. O trabalho de Arailde será relatado por ela durante o "Fórum Político de Alto Nível sobre “Alavancando Ciência, Tecnologia e Inovação para Construir Sistemas Alimentares Mais Resilientes: o caso da Tecnologia Juncao”, no dia 13 de julho.

O evento é promovido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das NaçõesUnidas, por meio da Divisão de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dos Estados Unidos (ODS/EUA), em colaboração com o Centro Nacional de Pesquisa em Engenharia para Tecnologia da Juncao da Universidade de Agricultura e Florestas de Fujian (FAFU) da China.

Segundo a pesquisadora é uma oportunidade de mostrar a tecnologia da Juncao e sua contribuição potencial para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente a erradicação da pobreza e da fome. A tecnologia Juncao também contribui para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Com o patrocínio do Fundo para Construção da Paz e Desenvolvimento das Nações Unidas, o projeto Juncao ajudou pequenos agricultores e comunidades agrícolas em países em desenvolvimento a terem uma indústria de cultivo de cogumelos em escala comercial de baixo custo, que pode fornecer meios de subsistência sustentáveis para pessoas que vivem em áreas rurais , incluindo os pobres rurais, mulheres e jovens. Além disso, tem sido usada para produzir ração para gado, gás metano e para proteger o meio ambiente. Até agora, o projeto Juncao foi adotado com sucesso por mais de cem  países em desenvolvimento por meio da transferência de tecnologia e capacitação.

O evento é aberto e ocorrerá na plataforma Zoom, dia 13/7, das 8h às 9h (horário de Brasília). Os interessados em participar tem até o dia 9/7 para fazerem a inscrição (no link disponível no serviço).  Além das apresentações ocorrerá uma discussão e análise do progresso nos países beneficiários, bem como oportunidades de parcerias para ajudar a facilitar a transferência de conhecimento e acelerar a implementação dos ODS.    

Serviço

O que: Fórum Político de Alto Nível sobre “Alavancando Ciência, Tecnologia e Inovação para Construir Sistemas Alimentares Mais Resilientes: o caso da Tecnologia Juncao 

Quando: 13 de julho de 2021 

Horário: 8h às 9h 

Link apra inscrição: https://bit.ly/3gQkcD0

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024