CRV Lagoa e Pólo Alta Mogiana promovem curso de classificação de carcaça
Nos dias 16 e 18 de novembro, os pesquisadores Ana Cristina Mazzocato, José Pedro Pereira Trindade e Marcos Borba, da Embrapa Pecuária Sul, coordenam Dias de Campo na localidade de Rodeio Velho (Santana da Boa Vista-RS) e na Associação de Moradores da Costa do Bica (Piratini-RS). Destinada a estudantes, profissionais do setor agropecuário e produtores rurais, o objetivo da atividade é apresentar formalmente a proposta de conservação on farm de espécies nativas forrageiras, além de realizar a sua promoção e conscientização por meio de resultados alcançados até o momento para a região do Alto Camaquã, que abrange os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista.
A conservação on farm inclui as populações cultivadas, geralmente domesticadas, chamadas de variedades ou raças primitivas, tradicionais ou crioulas, além de etnovariedades, que são conservadas in situ nas áreas agrícolas de origem, ou seja, nos jardins e hortas domésticas e roças e campos cultivados (on farm). A prática também é conceituada como o manejo sustentável da diversidade genética de variedades agrícolas tradicionais localmente desenvolvidas, associadas às formas e parentes selvagens e desenvolvidas por agricultores dentro de um sistema de cultivo agrícola, hortícola ou agroflorestal tradicional.
Na região da Bacia do Alto Camaquã, que abrange uma área total de 835.237 km2 e compreende uma população de 24.688 habitantes, pode ser encontrado campo nativo com predomínio de Poaceae (gramíneas) em relação a outras famílias botânicas, tanto em número como em área de solo coberta por suas espécies. A maioria das terras está coberta com pastagens naturais (60,8%), sendo as lavouras temporárias representadas por 14,4% e as matas naturais e plantadas, por 10%.
A análise da distribuição geográfica da produção rural mostrou que o sistema pastoril tradicional, marcado pela criação extensiva de bovinos de corte e ovinos, pelo uso de pastagens naturais e pelo cultivo de forrageiras, é dominante. Dessa forma, a caracterização e a conservação do germoplasma (patrimônio genético de uma espécie que é transmitido de uma geração para outra) de espécies forrageiras nativas mostram-se como fatores determinantes para a preservação dos recursos genéticos vegetais do Sul do Brasil.
Breno Lobato,
ACN - Área de Comunicação e Negócios
Embrapa Pecuária Sul - Bagé/RS
Fone: (53) 3240.4650
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura