Conheça os ganhadores da promoção Show de Prêmios 40 Anos Copercampos
O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou esta semana a proposta de criação de uma unidade de conservação ambiental, a Floresta Estadual Serra D'Água, em Campinas-SP. Entre os objetivos estão a conservação de espécies florestais nativas e o fomento a atividades de manejo florestal sustentável na região.
O trabalho realizado no local será uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, através do Instituto Florestal, e de Agricultura e Abastecimento, através da CATI. A área, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente desde julho de 2010, faz parte da Fazenda Serra D'Água e possui área total de 51,19 hectares.
No dia 22 de dezembro, o governador do Estado Alberto Goldman recebeu a minuta do Decreto de criação da unidade e sua assinatura deve ocorrer até o final do ano. Depois disso, representantes da CATI e do Instituto Florestal discutirão as atribuições de cada instituição na parceria.
Segundo José Luiz de Carvalho, diretor da Divisão de Reservas e Parques do Instituto Florestal, o próximo passo após a assinatura é elaborar um Conselho Consultivo para então começar a cercar a área e elaborar o Plano de Manejo, que contará com a participação da CATI. “O plano deverá prever ações de restauração e enriquecimento das áreas de preservação e reserva legal, junto com pesquisas voltadas ao manejo de espécies e produtos florestais nativos nas demais áreas”.
De acordo com o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, além de participar da elaboração do Plano de Manejo da Floresta, a CATI contribuirá com a disseminação de práticas florestais sustentáveis. “Poderemos aproveitar o espaço, inclusive, para promover capacitações para técnicos e agricultores”, comenta.
Suzete Rodrigues
CATI - Assessoria de Imprensa
(19) 3242-2600
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura