Deputados preveem prejuízo com ampliação de áreas de preservação em RR
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizou, nesta quarta-feira (1°), reunião regional do Conselho Deliberativo, em Santana do Livramento. O encontro abordou o relato das ações da gestão, acompanhamento da safra 2010/11, andamento do Programa Renda, mercado e comercialização e assuntos gerais.
O presidente do Irga, Maurício Fischer, relatou algumas das ações da gestão, como a abertura da licitação das obras da nova sede, construção de casas dos arrozeiros, mudança do layout do Portal Irga, e o Programa Renda. Fischer destacou a importância de investir em capacitação na área de gestão. Em parceria com o Sebrae, sete grupos do litoral norte e cinco da região da Depressão Central já foram capacitados. “A ideia é que o trabalho se estenda em todas as regiões arrozeiras”, afirmou. Além disso, o dirigente comentou sobre armazenagem. “O objetivo é trazer mais renda ao produtor com capacidade de armazenagem”, salientou.
Em relação à evolução da semeadura na safra 2010/11, o diretor técnico do Irga, Valmir Menezes, destacou que esta foi a melhor semeadura da história do Rio Grande do Sul. “Na primeira semana de novembro o Estado tinha cerca de 96% da área cultivada”, justificou. Os produtores estão mais organizados com a adoção das técnicas recomendadas pelo Projeto 10. Para Menezes, a expectativa de produtividade é boa, o que significa que o Estado poderá obter uma produtividade média próxima de 8 toneladas por hectare. O diretor alertou os produtores sobre o manejo de irrigação, de doenças, de insetos e adubação.
O diretor comercial o Irga, Rubens Silveira, apresentou o cenário e as expectativas de mercado para a safra 2010/11. Silveira falou sobre preços e as tendências para a próxima safra. Participaram da reunião os conselheiros representantes de municípios da região da Campanha.
Guilherme Flach
Instituto Rio Grandense do Arroz
(51) 3288-0398
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura