Epagri registra novas cultivares de banana
O vazamento de petróleo causado por um acidente em uma plataforma no Golfo do México, no primeiro semestre deste ano, além de ser o maior desastre ambiental da história americana, volta à atenção, mais uma vez, para os combustíveis alternativos, mais baratos e menos poluentes. O G-Óleo – grupo formado pelos Departamentos de Agricultura/Plantas Oleaginosas e Engenharia da Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – pretende avançar essas discussões dentro do 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Para este ano, o Congresso propõe uma abordagem diferenciada sobre o biodiesel. Além dos benefícios econômicos e ambientais, o biocombustível também pode minimizar os efeitos causados pelos combustíveis comuns à saúde humana. A esse respeito, o G-Óleo leva até o Congresso um pneumologista para uma palestra sobre como a poluição do ar pode afetar o bem-estar humano. Doutor Paulo Saldiva é médico patologista pulmonar e especialista no assunto. É diretor do Laboratório de Poluição Ambiental da Faculdade de Medicina da USP; membro do Comitê Mundial de Saúde, onde os pesquisadores trabalham as definições sobre os novos padrões de qualidade do ar; e membro do Comitê Científico da Escola de Saúde da Universidade de Harvard, em que também predominam os estudos acerca da qualidade do ar.
De acordo com Saldiva, a gasolina e o diesel comuns contribuem para o surgimento de doenças pulmonares e para a mortalidade precoce. Dentro desse cenário, o médico acredita ser crucial a reflexão sobre o papel dos biocombustíveis como agente minimizador desse processo: “Discute-se muito sobre a cadeia produtiva do biodiesel, principalmente sobre a ótica econômica da agricultura familiar, mas pouco se fala do ponto de vista da saúde. Por isso, será importante inserir essa discussão nos Congressos”.
Pessoas dispostas a ouvi-lo não faltarão. O 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel acontecerá simultaneamente com o 4º Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia em Biodiesel, que tem como tema “Biodiesel: inovação tecnológica e qualidade”. Também acontece na mesma data e local, a Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), a maior do setor no Brasil.
Serviço
Evento: 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel
Local: Belo Horizonte – MG (Expominas)
Data: 5 a 8 de outubro de 2010
Informações:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura