MT: ciclo de palestras orienta sobre a emissão de NF-e
O III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial apresentará no dia 27 de novembro, das 11 às 12h30, no Centro de Convenções de Goiânia, a mesa redonda com o tema Por que o tomate industrial tem sucesso em Goiás?.
A intenção é apresentar os fatores que levaram o Estado a se tornar grande produtor de tomate industrial do Brasil, com a maior área plantada do país – mais de 15 mil hectares em 2009, segundo dados da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A mesa será composta pelo produtor de Itaberaí, Iron de Lima Rodrigues, pelo produtor rural e sócio da empresa VIVATI, Gelson Goulart da Silva Lima e pelo gestor e técnico da empresa Goiás Verde, Carmo Spies.
A mesa-redonda abordará desde o histórico da produção de tomate no Estado de Goiás até os aspectos técnicos como clima, estrutura e propriedade. Outros pontos abordados serão o empreendedorismo dos produtores de tomate, os desafios dessa cultura, viabilidade, porque o plantio em Goiás cresceu, incentivos fiscais, parcerias entre produtor, indústria e governo, entre outros assuntos. Segundo o gestor e técnico responsável pela área agrícola da Goiás Verde, Carmo Spies, a cultura de tomate em Goiás já está implementada e consolidada, é viável e sustentável no Estado. De acordo com ele, não há garantias que essa consolidação dure, pois em São Paulo e na região do Nordeste havia situação semelhante que não se sustentou por uma série de fatores que serão discutidos na mesa redonda.
O produtor rural Iron de Lima Rodrigues falará sobre os motivos de Goiás oferecer mais oportunidades aos produtores de tomate que outros estados. “O tomate chegou aqui e se consolidou por vários motivos, um deles é o clima e também os incentivos fiscais. Goiás tem um melhor plantio e colheita que outros estados, mas esse tipo de plantação exige produtores estruturados”, destacou Iron.
III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial
O evento será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, das 8 às 18 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. Estão programadas palestras e debates com renomados especialistas e profissionais do setor, além de mini-cursos, mostra de trabalhos científicos e a 3ª Feira de Produtos e Serviços, que reunirá empresas, associações e entidades para a troca de experiências e exposição de produtos, fomentando os empreendimentos e aumentando a rede de relacionamentos. Paralelo ao evento será realizado o Seminário Nacional de Tomate de Mesa.
A terceira edição do Congresso busca o aprimoramento técnico e científico da produção, fabricação e distribuição do tomate industrial no Brasil. A intenção é mobilizar e reunir, em um só local, entidades, profissionais, estudantes, consultores, investidores, empresas e serviços voltados para o segmento de tomate industrial e criar um espaço para a discussão de temas do interesse desse público-alvo. A expectativa dos organizadores é que 400 pessoas de diversas regiões do País participem dos três dias do evento em Goiânia. A realização do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial é da Embrapa Hortaliças, Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO) e Win Central de Eventos.
Inscrições
Os interessados em participar do evento poderão se inscrever pelo site:
. Mais informações sobre período de inscrição e valores também podem ser obtidas pelo site do evento.
Ficha Técnica
III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial
Data: 27 de novembro de 2009
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Horário: 11h às 12h30
Mais informações pelo site:
Fonte: Oficina de Comunicação – (62) 3954-4871 / 3225-4899
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura