Manchas e chuva reduzem rendimento do trigo em SC
Princípios da agricultura orgânica e sua aplicação à produção de tomates serão assuntos debatidos em palestra que será realizada no dia 28 de novembro, no Centro de Convenções da capital goiana.
O evento integra programação do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial.
O professor e produtor de tomate orgânico Fernando Ataliba, ministrará no dia 28 de novembro, das 14 às 15 horas, no Centro de Convenções de Goiânia, a palestra sobre Produção de Tomate Orgânico: do Produtor para o Produtor. O debate integra a programação do Seminário Nacional de Tomate de Mesa, atividade do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, das 8 às 18 horas, na capital goiana.
A palestra abordará os princípios da agricultura orgânica e sua aplicação à produção de tomates, levando em consideração que a produtividade alcançada neste sistema é a mesma dos métodos convencionais. A qualidade do produto também será discutida assim como a utilização de agrotóxicos na plantação.
O convencional e o orgânico
A cultura tradicional do tomate é conhecida por ser afetada por um grande número de doenças e pragas que causam prejuízos e que exigem a aplicação de grandes quantidades de agrotóxicos para controle de doenças. Esses produtos químicos contaminam não só o meio ambiente como também prejudicam a saúde dos trabalhadores rurais e agricultores. Uma alternativa para minimizar essa problemática é a agricultura orgânica, que utiliza técnicas naturais de cultivo como o preparo do solo, adubação orgânica e o uso de biofertilizantes suplementares, por exemplo. A palestra abordará todos esses pontos, assim como viabilidade técnica e econômica da cultura.
III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial
O evento será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, das 8 às 18 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. Estão programadas palestras e debates com renomados especialistas e profissionais do setor, além de mini-cursos, mostra de trabalhos científicos e a 3ª Feira de Produtos e Serviços, que reunirá empresas, associações e entidades para a troca de experiências e exposição de produtos, fomentando os empreendimentos e aumentando a rede de relacionamentos. Paralelo ao evento será realizado o Seminário Nacional de Tomate de Mesa.
A terceira edição do Congresso busca o aprimoramento técnico e científico da produção, fabricação e distribuição do tomate industrial no Brasil. A intenção é mobilizar e reunir, em um só local, entidades, profissionais, estudantes, consultores, investidores, empresas e serviços voltados para o segmento de tomate industrial e criar um espaço para a discussão de temas do interesse desse público-alvo. A expectativa dos organizadores é que 400 pessoas de diversas regiões do País participem dos três dias do evento em Goiânia. A realização do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial é da Embrapa Hortaliças, Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO) e Win Central de Eventos.
Inscrições
Os interessados em participar do evento poderão se inscrever pelo site:
. Mais informações sobre período de inscrição e valores também podem ser obtidas pelo site do evento.
Ficha Técnica
Palestra Produção de Tomate Orgânico: Do Produtor para o Produtor
III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial
Data: 28 de novembro de 2009
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Horário: 14 às 15 horas
Mais informações pelo site:
Fonte: Oficina de Comunicação – (62) 3954-4871 / 3225-4899
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura