Congresso do Algodão contará com seis especialistas internacionais

13.08.2015 | 20:59 (UTC -3)
Eduardo Buitron

O 10º Congresso Brasileiro do Algodão, que será realizado de 1º a 4 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), contará com a presença de especialistas internacionais que compartilharão suas experiências com pesquisadores nacionais. De acordo com a Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, entidade promotora do evento, o objetivo é trazer mais subsídios para a cotonicultura nacional, promovendo um grande intercâmbio de conhecimentos. Entre os temas que serão abordados pelos especialistas internacionais estão qualidade, mercado, relação entre pragas e tecnologia Bt, sensoriamento remoto e cooperação entre Brasil e Estados Unidos.

, diretor-executivo do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC, na sigla em inglês), entidade com sede em Washington, fará uma apresentação no painel “Algodão Brasileiro: Mercado, Perspectivas e Marketing”, no dia 2/9. Tendo como mediador o jornalista William Waak, da Rede Globo, esse painel terá um amplo debate com a participação de representantes das entidades Abrapa (produção), ANEA (exportação) e ABIT (têxtil), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (políticas agrícolas) e do Rabobank (crédito agrícola).

, da Bayer Cropscience, participará de uma mesa-redonda, no dia 2/9, focada no manejo de resistência de pragas-alvo às tecnologias Bt. Sua palestra abordará as ações propostas e o nível de adoção do manejo em áreas tropicais, particularmente no Brasil.

, da Texas A&M Agrilife Research, participará da mesa-redonda que tratará do sensoriamento remoto, manejo de produção e gestão dos recursos naturais, no dia 2/9. Sua palestra abordará o sensoriamento remoto e gestão de precisão de colheitas e recursos naturais.

, professor e chefe do Departamento de Ciências Vegetais e do Solo, na Universidade Tecnológica do Texas (TTU – Texas Tech University), fará uma palestra no dia 3/09 sobre os fatores que definem a qualidade do algodão, incluindo seus impactos no desempenho do processo têxtil. Hequet é considerado uma liderança internacional na pesquisa sobre as propriedades do algodão.

, da Orta Anadolu, participará como palestrante do painel “Problemas de qualidade do algodão brasileiro”, também no dia 3/09. Ele apresentará a visão da indústria têxtil internacional em relação ao produto brasileiro e em comparação com o algodão de outras origens.

, da Texas A&M Agrilife Research Fellow, e Keerti Rathore, da Texas A&M University, participarão no dia 3/9 da mesa-redonda sobre perspectivas de cooperação Brasil – Estados Unidos na área do algodão, analisando os avanços das pesquisas americanas em biotecnologia e a ampliação da base genética das cultivares. Wayne Smith abordará as áreas potenciais de pesquisa cooperativa em reprodução de algodão entre TAMU/Texas Agrilife Reserarch e Embrapa. Keerti Rathore focará na cooperação em biotecnologia e melhoramento.

Com seis plenárias, cinco minicursos e 24 mesas-redondas, o 10º CBA contará com a participação de mais de 100 palestrantes. O congresso tem apoio científico da Embrapa Algodão e do Iapar – Instituto Agronômico do Paraná. O evento será realizado no hotel Recanto Cataratas Resort e deverá reunir mais de mil participantes.

Informações: www.congressodoalgodao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro