Mapa apresenta proposta para novo Sisbov
O V Congresso Brasileiro de Biometeorologia será realizado de 5 a 7 de setembro de 2010, na ESALQ/USP, em Piracicaba/SP.
A Biometeorologia é uma ciência que visa especificamente estudar os efeitos dos fatores atmosféricos sobre os organismos vivos, sendo um dos ramos da Ecologia e da Climatologia. Em termos gerais, ocupa-se dos efeitos do estresse climático e das estratégias de modificação ambiental, com o intuito de minimizar o efeito do ambiente climático sobre os seres vivos e melhorar o seu desempenho orgânico.
Em relação ao ser humano, os organizadores do evento destacam que a Biometeorologia ocupa-se dos efeitos diretos e indiretos das variações atmosféricas e climáticas sobre a saúde, com destaque para as áreas da pneumologia, da alergologia, da otorrinolaringologia, da cardiologia, da neurologia e da endocrinologia, entre outras. Também envolve estudos a respeito dos impactos decorrentes da atividade humana sobre a atmosfera e o meio ambiente natural, além de ocupar-se do conforto térmico humano no que diz respeito ao planejamento arquitetônico e urbanístico.
A relação da Biometeorologia com a produção animal está diretamente associada à interação entre animais e ambiente, envolvendo a influência dos efeitos meteorológicos e climáticos sobre a produção e o comportamento animal, informam os organizadores. Estas interações assumem importância fundamental, quando se consideram as relações entre o bem estar animal e a segurança alimentar juntamente com as relações interdisciplinares entre o meio e o setor produtivo.
Quanto à área vegetal, o desenvolvimento de novas tecnologias é considerado imprescindível para possibilitar a redução dos impactos negativos das mudanças climáticas e das adversidades meteorológicas sobre os vegetais em geral. Neste contexto, a Biometeorologia vem ganhando uma crescente importância.
A Sociedade Brasileira de Biometeorologia, formada em 1995, agrega pesquisadores, professores, técnicos e estudantes com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico na área de biometeorologia, contribuindo para o desenvolvimento e visando uma melhor qualidade de vida.
O I Congresso Brasileiro de Biometeorologia foi realizado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, SP, em 1995. Em 1998 foi realizado o II Congresso Brasileiro de Biometeorologia na Faculdade de Medicina Veterinária/UFG, Goiânia, GO. E, o III Congresso Brasileiro de Biometeorologia realizou-se em 2001, na Universidade Estadual de Maringá,UEM, Maringá, PR. O IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia realizou-se em 2006, em Ribeirão Preto, sob a coordenação do Instituto de Zootecnia e APTA Regional. Em 2010 o evento será sediado na ESALQ/USP onde os profissionais, técnicos, estudantes e população poderão discutir os efeitos das Mudanças climáticas no planeta terra.
O V Congresso Brasileiro de Biometeorologia tem os seus objetivos e finalidades traçados de forma a contribuir para trazer à sociedade científica brasileira, novos conceitos e tecnologias, que ajudem a minimizar os efeitos climáticos adversos sobre a saúde, reduzir a poluição ambiental, melhorar a produtividade agropecuária e gerar novas oportunidades de emprego e uma melhor distribuição de renda.
As pré-inscrições e o envio de resumos já estão disponíveis pelo site
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura