Primeiro no Brasil, inoculante para trigo da Stoller tem registro aprovado pelo Ministério da Agricultura
O XXIX Congresso Brasileiro de Nematologia teve inicio neste domingo (29), no Hotel Nacional, na cidade de Brasília-DF. O evento, que se estende até sexta-feira (3), conta com a participação direta da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Hortaliças, Embrapa Cerrados e Universidade de Brasília, em parceria com entidades oficiais e privadas.
Os temas discutidos durante o congresso são resultados de pesquisas e inovações tecnológicas em nematologia. Para o presidente do evento, também integrante da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dílson da Cunha Costa, o evento é uma forma de estimular os jovens e pesquisadores que estão lidando com o tema. “A troca de experiência entre os diversos público é o mais importante”, diz. O congresso reúne pesquisadores, professores universitários, alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos afins aos temas, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais especializados na área, assim como produtores, empresários e demais agentes econômicos envolvidos na cadeia produtiva do agronegócio e outras pessoas interessadas na área.
As inscrições para o congresso chegaram a aproximadamente 200 trabalhos, que segundo o tesoureiro do congresso e integrante da Embrapa Hortaliças, Jadir Borges Pinheiro, são de excelente qualidade. O evento conta também com a presença de pesquisadores de todo Brasil e palestrantes internacionais.
A Syngenta, empresa apoiadora do evento, aproveitou o congresso para destacar o Avicta Completo, defensivo com ação nematicida. “É uma ocasião bastante oportuna para apresentar o produto à comunidade cientifica”, afirma o gerente de marketing Seed Care Brasil, Eduardo Rossini Guimarães.
”Os nematóides estão entre as principais doenças causadores da perda de produtividade nas lavouras de soja e milho”, diz Guimarães. O gerente explica também que eles penetram na planta pela raiz e isto a deixa vulnerável a fungos e doenças, que a parasitam durante todo o seu ciclo e causam a perda da produtividade.
O Avicta Completo, de acordo com Guimarães, protege a planta durante o estabelecimento do sistema radicular e garante o escape na fase mais vulnerável da cultura, o que aumenta a produtividade. O produto é indicado para sementes de alta tecnologia e as protege contra o complexo de nematóides, pragas e doenças. “O produto traz excelentes retornos de investimento”, revela.
Dia 01/06
- Genoma de nematoides e evolução do parasitismo em plantas - Debatedores: Dr. Marcelo de Macedo Brígido – Universidade de Brasília
- Seqüência completa dos genomas dos nematoides Meloidogyne incógnita and M. hapla - Dr. Pierre Abad INRA-France
- Genoma do café: genes envolvidos na resistência do cafeeiro a nematóides - Dr. Alan C. Andrade Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília (DF)
Sedeli Feijó/Revista Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura