Congresso de jovens do agro debate transformação digital e o papel da nova geração do setor nesse processo

YAMI será promovido nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 16h30 às 18h; inscrições seguem abertas

18.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Ana Flávia Gimenes

As inscrições para o a terceira edição do Youth Agribusiness Movement International – YAMI seguem abertas. O evento desse ano será realizado em Digital Experience, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 16h30 às 18h, terá como tema “Digital & Agregação de Valor. A Nova Liderança no Agro”.

“Nossa terceira edição pretende trazer para debate como a nova geração do agronegócio está se preparando para a completa digitalização e agregação de valor atribuída ao setor, reforçando a importância de se ter líderes preparados para orquestrar toda essa transformação”, destaca a Show Manager do evento, Carolina Gama.

As discussões reforçarão o papel da digitalização como uma necessidade vital para o agro, principalmente tendo em vista os acontecimentos do último ano com a pandemia da Covid-19 e o reforço da importância do setor para a economia nacional. Neste contexto, aos jovens profissionais caberá um estratégico papel de liderança na formação e consolidação desse novo jeito de perceber e fazer o agro. “A nova geração de profissionais precisa entender sua importância dentro da estrutura de crescimento do setor, e o nosso objetivo com o Congresso é incentivar essa percepção, evidenciando o impacto da digitalização e a agregação de valor na carreira do jovem do agro”, reforça Carolina.

Digital é tema no primeiro dia

A evolução do agronegócio passa pela transformação digital do setor, realizada por meio da adoção de tecnologias na produção do campo, movimento que tem crescido cada vez mais no país.

O painel Digital, que será promovido no primeiro dia do evento, contará com a moderação do diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Cleber Soares, será acompanhado pelo líder de Desenvolvimento de Negócios para a Climate /Bayer, Guilherme Belardo, pela diretora Global de Governança de marcas para Colheitadeiras e Governança Multimarcas para América do Sul, Roseane Campos, pela diretora de Marketing da Yara Brasil, Lucied Marques e pelo CEO da Orbia, Ivan Moreno.

A ideia é colocar em debate como a nova geração do agronegócio e o setor em si estão se preparando para a completa digitalização e agregação de valor atribuída ao segmento, reforçando a importância de se ter líderes preparados para orquestrar toda essa transformação.

O desafio de agregar valor ao agronegócio

Agregar valor à produção do agronegócio brasileiro é um desafio presente em todas as atividades do setor, que tem passado por intensas mudanças quanto ao consumo e à produção nos últimos anos.

Temas como a legislação ambiental, gestão sustentável, geração de valor e sucessão serão foco do painel do evento, que terá a moderação da advogada Especialista em Agronegócios, Ticiane Figueiredo e a participação do CEO AgroAcademy, Rodrigo Loncarovich; do Eng. Agrônomo e Especialista em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental, Emanuel Pinheiro de Faria; do gerente de Marketing Tático da John Deere, Felipe Santos.

“No mercado atual, a originação de alimentos e matérias-primas agropecuárias está totalmente vinculada ao valor real e percebido das mercadorias. Entendemos que a agregação de valor é o que permitirá ao país dobrar o agro de tamanho e será refletida em todos os elos da cadeia produtiva. Por essa razão, nossa programação evidenciará o papel do jovem como protagonista desse movimento”, pontua a Show Manager do evento, Carolina Gama.

Preparação dos novos líderes do agro

O papel do novo líder do agronegócio tem ganhado destaque a cada dia, tendo em vista as mudanças de consumo e os desafios do setor para se reinventar e atender essas necessidades do mercado.

O terceiro dia do YAMI será dedicado a debater como os jovens estão encarando o desafio de se preparar para se tornarem os tomadores de decisão do setor. Para debater esse tema, o painel contará com a moderação da sócia diretora da Biomarketing, Camila Macedo Soares e a participação do INSPER Senior Professor, Global Agribusiness, Marcos Jank, da Fundadora do Priori Agro, Eveline Alves, do diretor Commercial Marketing LATAM New Holland, Gustavo Taniguchi, da Head Latam Recursos Humanos Agro na BASF, Juliana Justi e um representante do Banco do Brasil.

“Com perfil empreendedor e dinâmico, a nova geração tem contribuído cada vez mais para a modernização da produção agropecuária nacional, principalmente com as mudanças de comportamento do mercado. São eles que terão a responsabilidade na formação e consolidação desse novo jeito de perceber e fazer o agro, por essa razão, dedicamos um dia do evento aos novos líderes”, afirma a Show Manager do YAMI, Carolina Gama.

As inscrições para o 3º YAMI seguem abertas. Quem se interessar por mais informações ou por garantir a participação no Youth Agribusiness Movement International – YAMI 2021 pode acessar o site http://yamimovement.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024