Empresas Tristão comemoram 75 anos incentivando qualidade do café
Lideranças políticas, como o vice-prefeito de Uberaba, Dr. Paulo Mesquita e a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Renata Mesquita e representantes de entidades rurais do município, como o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Rivaldo Machado Borges Jr. declararam apoio total para a realização do XX CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), pela primeira vez na cidade, entre os dias 6 e 8 de dezembro.
O lançamento do congresso foi realizado na noite de sexta-feira (5), no Salão Nobre da ABCZ e contou com a participação de autoridades, jornalistas, representantes de empresas privadas, pesquisadores e produtores rurais. Na oportunidade, o engenheiro agrônomo Helvécio Saturnino, presidente da ABID (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), organizadora do congresso, apresentou aos participantes da reunião a programação do evento, além de falar sobre os benefícios da agricultura irrigada.
Sobre o congresso
Promovido anualmente pela ABID (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), a vigésima edição do congresso será realizada no Centro de Eventos da ABCZ, no interior do Parque Fernando Costa, em dezembro. A região caracterizada pelo bioma Cerrado apresenta grandes vantagens comparativas para o desenvolvimento do setor de irrigação. Justamente por isso, o Triângulo Mineiro foi escolhido para sediar o evento em 2010. Referência na pecuária seletiva das raças zebuínas, a cidade de Uberaba se destaca também na agricultura. É a maior produtora de milho e soja do estado de Minas Gerais, e ainda hortaliças, cana-de-açúcar, frutas e até mesmo cultivos, como o amendoim, a uva e o trigo. Além de Uberaba, outros municípios da região também se destacam na economia agropecuária do país, com importantes cidades produtoras, como o caso de Araguari, município pioneiro no uso de irrigação nas lavouras de café.
Entre os principais objetivos da ABID com a realização do CONIRD está a ênfase no trabalho cooperativo em torno da agricultura irrigada e do aproveitamento racional dos recursos hídricos, através da irrigação e drenagem. O foco nas boas práticas no campo, nos arranjos produtivos e comerciais, no racional manejo das bacias hidrográficas e na gestão da agricultura irrigada, seja com os avanços científicos e tecnológicos na irrigação e na drenagem, bem como no das melhores formas de reservação das águas e melhor regularização do fluxo hídrico ao longo do ano, são também motivos permanentes para a realização desse evento anual da ABID.
Programação
As inscrições dos participantes terão início às 7h do dia 6 de dezembro, no Centro de Eventos da ABCZ e a abertura do XX CONIRD está previsto para as 9h. O primeiro dia será dedicado a conferências e seminário focando as políticas de recursos hídricos, o desenvolvimento da agricultura irrigada e reuniões da ABID.
Uma das principais atrações do congresso será a conferência magna ministrada pelo professor Chandra A. Madramootoo, presidente da International Comission on Irrigation and Drainage (Icid), sediada em Nova Delhi, Índia, que congrega mais de 100 países que desenvolvem a agricultura irrigada em todo mundo. O especialista é também professor e diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade James McGill, em Montreal, Canadá.
Os pôsteres com pesquisas científicas sobre irrigação e drenagem, além de estandes de empresas importantes do setor, também estarão no local, propondo integração tecnológica, científica, ambiental, socioeconômica, mercantil e de logística, tendo-se como motivação os negócios e o desenvolvimento sustentável com base na agricultura.
No dia 7 de dezembro, estão programadas visitas às fazendas da região que utilizam a irrigação como tecnologia para ampliar a produção de alimentos, aliada à gestão adequada dos recursos hídricos, tornando assim a atividade mais sustentável. Uma das opções de visitas será liderada pelo engenheiro agrônomo e associado da ABID, Jônadan Ma, do Grupo Ma Shou Tao. Os congressistas serão recebidos durante dia de campo com diversas estações sobre pastagens irrigadas, com modulações e exemplos para qualquer tamanho de propriedade, irrigação em cana e, também sistemas produtivos com grãos.
A outra opção de visita está sendo coordenada pelo engenheiro agrônomo Cláudio Otoni, também associado e parceiro da ABID, com foco principal na olericultura, em especial na produção de cenoura e beterraba, café, entre outros produtos sob irrigação, com um roteiro que permitirá estações e interlocuções do pequeno ao grande empreendimento sob irrigação.
Os dias de campo estão sendo cuidadosamente preparados, com o envolvimento de muitos parceiros de Uberaba, como o professor André Fernandes, da Fazu e Uniube, membro do Conselho Diretor da ABID e outros associados da entidade.
Oficinas
No dia 8 de dezembro, toda a parte da manhã será dedicada a seis oficinas, dando sequência ao que foi visto no campo, em um processo interativo para que cada um possa tratar mais a fundo, temas como das culturas energéticas irrigadas, a exemplo da cana, como também do dendê e outras oleaginosas. Serão promovidas oficinas sobre pastagens e outras forragens irrigadas, sobre as oportunidades da olericultura e fruticultura irrigadas etc., sempre com o foco em projetos com as boas práticas e as oportunidades de negócios e arranjos produtivos e comerciais que possam fortalecer o produtor.
Na tarde do mesmo dia haverá um Seminário, quando cada uma das oficinas apresentará suas conclusões e recomendações em reunião plenária. Logo após o encerramento do XX CONIRD, em Uberaba, um seminário dará sequência às discussões nos dias 9 e 10 de dezembro, na cidade de Frutal/MG, no HidroEx.
A iniciativa para a realização deste XX CONIRD conta com a união de esforços da ABID-Icid, do Governo de Minas, da Csei-Abimaq, da Prefeitura Municipal de Uberaba através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e Uniube (Universidade de Uberaba), da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), de empresas do setor, como a Valmont e de diversas outras instituições. O congresso conta ainda com a participação de instituições federais importantes, como a Embrapa, a ANA, Universidades, a SIH-MI e vinculadas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sistema Ater–SAF e o Ministério de Ciência e Tecnologia.
Laura Pimenta
Assessoria de Imprensa - XX CONIRD
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura