Congresso de Fisiologia Vegetal discute produção de alimentos e bioenergia

03.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A cidade de Fortaleza, no Ceará, será pela segunda vez a sede do Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, que ocorre de 7 a 12 de setembro, no Hotel Oásis Atlântico.

Em sua 12ª edição, o evento terá como tema central “Desafios para a produção de alimentos e bioenergia” e vai reunir mais de mil cientistas do Brasil e do mundo, que vão apresentar 1.400 trabalhos. A programação será composta de oito mesas redondas, 12 painéis, quatro sessões de pôsteres, três sessões de apresentação oral, cinco minicursos e três visitas técnicas. A organização e a coordenação do evento são da Universidade Federal do Ceará e da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal e pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Marlos Alves Bezerra, diz que o tema escolhido é de grande relevância para os governos e para as sociedades de todo o mundo “que visam, ao mesmo tempo, o aumento da produção de alimentos, a obtenção de fontes alternativas de energia e a preservação da natureza e do clima do planeta”. Ele diz que o encontro vai permitir que sejam discutidos e identificados os principais fatores fisiológicos limitantes para a produção vegetal e os avanços das pesquisas em fisiologia vegetal qeu podem contribuir para minimizar tais barreiras.

De acordo com Marlos Bezerra, vários outros temas de relevância serão abordados, como sequestro de CO2, aquecimento global, fisiologia da produção de culturas relevantes para a produção de alimentos e de biocombustíveis, uso potencial de espécies nativas com fins agrícolas, fotossíntese, nutrição mineral de fruteiras, eficiência do uso da água, metabolômica em plantas, fisiologia pós-colheita de frutos, estresses bióticos e abióticos, produção de alimentos em ambientes protegidos, dentre outros.

Ele explica que a fisiologia vegetal é uma ciência básica, que dá suporte a várias áreas da Botânica e da Agronomia, como melhoramento genético, fitopatologia, cultura de tecidos, dentre outras. “A fisiologia vegetal engloba todos os fenômenos vitais que dizem respeito às plantas, como metabolismo, desenvolvimento, movimento e reprodução vegetal”.

Desafios

A palestra inaugural do Congresso, “Desafios para a produção de alimentos e bioenergia no mundo”, será proferida pelo diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, às 20h do dia 7. Ele destaca que o Brasil, ao contrário da maioria dos países, está aumentando sua produção agrícola, graças a ganhos tecnológicos que permitiram o incremento da produtividade da safra de grãos, de 1.528kg/ha na safra 1990/1991, para 3.040kg/ha na safra 2007/2008. Com isto, o Brasil contribuiu com um excedente de 186 milhões de toneladas para reforçar o estoque mundial de grãos. “Os grandes desafios para o agronegócio brasileiro são os de continuar a produzir e gerar excedentes para o mercado externo, sem perder de vista a competitividade, a sustentabilidade ambiental e econômica. “Projeções sobre o posicionamento do Brasil no mercado mundial da soja, por exemplo, indicam que o país vai evoluir de uma participação de 30,3% na safra 2009/2010 para 43,7% no ano agrícola 2018/2019”.

Ele também aponta o potencial de exportação de bioenergia do etanol brasileiro de cana-de-açúcar, em razão de sua vantagem competitiva, tanto em termos econômicos quanto ambientais. “O Brasil exportou 200 milhões de litros em 2000 e deverá exportar 8,5 bilhões de litros em 2015, sem falar no atendimento da demanda do mercado interno, estimada em 28,5 bilhões de litros”, destaca. Ele ressalta, no entanto, que apesar de todo potencial e das tecnologias agrícolas disponíveis, o Brasil deverá concentrar esforços e recursos substanciais para a melhoria da sua infraestrutura logística, “de forma a aumentar a sua competitividade agrícola internacional”.

Toda a programação do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal pode ser acessada no link do congresso, na página eletrônica da Embrapa Agroindústria Tropical:

Teresa Ferreira

Embrapa

(85) 3391 7117

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025