Congresso Brasileiro do Algodão recebe inscrições de trabalhos científicos

18.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

O 8° Congresso Brasileiro do Algodão & Cotton Expo 2011, que será realizado em São Paulo, de 19 a 22 de setembro, já está recebendo inscrições de trabalhos científicos, e o prazo vai até 30 de maio. O objetivo da ação é apresentar e reconhecer o valor da pesquisa científica para o aprimoramento da cotonicultura no Brasil, que já se destaca entre os principais produtores mundiais, como China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

 

Os trabalhos, em formato de Resumo Expandido, podem ser inscritos em onze categorias: Biotecnologia, Entomologia, Fisiologia, Fitopatologia, Fitotecnia, Melhoramento Vegetal, Nematologia, Nutrição de Plantas, Sistemas de Produção, Solos e Tecnologia Têxtil. Serão analisados pela Comissão Científica do evento, formada por pesquisadores do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e da Embrapa Algodão, e dividida por área temática do trabalho e considerados aspectos como a qualidade técnica, as questões de viabilidade econômicas para a cadeia produtiva, dentre outros. “A comissão é formada por cerca de 25 pesquisadores. Os pesquisadores do IAC irão avaliar os artigos de suas respectivas áreas, sendo elas: fitopatologia, tecnologia de fibras, melhoramento e técnica cultural”, comenta Edivaldo Cia, engenheiro agrônomo do Instituto.

 

Os trabalhos aprovados serão expostos nas Sessões de Pôsteres, coordenadas pela Embrapa Algodão, para mais de 4.000 participantes do evento, entre congressistas, visitantes, patrocinadores e expositores. Dentre os aprovados, a Comissão Científica vai selecionar 24 trabalhos para apresentação oral em salas temáticas especializadas. Dos 24 selecionados para a apresentação oral, 6 trabalhos serão premiados: 3 pela Comissão Científica e 3 por escolha dos congressistas.

 

Os autores dos trabalhos aprovados receberão certificados de participação e os 24 trabalhos selecionados para apresentação oral farão também parte do Resumo do Congresso. “Para aprovar um trabalho, no caso da Embrapa, nós levamos muito em consideração a questão da aplicabilidade. Buscamos selecionar as pesquisas que realmente venham atender aos anseios dos produtores. Enfim, fazemos uma análise daquilo que a sociedade necessita”, complementa o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, Carlos Alberto Domingues.

 

Os interessados podem ter acesso à programação, modelo-resumo de apresentação e procedimentos de inscrição na página: http://www.cba2011sp.com.br/tecnico-cientifico.html

 

Kamilla Felix

Ato Z Comunicação

redacao4@atozcomunicacao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025