Inscrições de trabalhos no Papaya Brasil terminam no dia 3 de outubro
Com estrutura inédita e público recorde, 8º Congresso Brasileiro do Algodão & Cotton Expo 2011 encerrou a edição em São Paulo. Foram mais de 3.500 pessoas entre congressistas e visitantes que puderam conhecer as últimas tendências da cotonicultura, assim como as oportunidades do mercado mundial.
O evento é direcionado à cadeia produtiva do algodão e reconhecido por discutir as perspectivas do segmento com os especialistas e maiores produtores de algodão do Brasil, que também produzem soja e milho.
“Foi um desafio promover o evento, conseguimos reunir 98% dos produtores de algodão do Brasil. O desafio não foi reunir, mas o formato que desenvolvemos para a edição paulista. Este ano nos propusemos a sair do espaço de hotel, que utilizávamos antes, e entrar em uma estrutura de centro de convenções com possibilidades de abrigarmos simultaneamente várias atividades. Cinco salas para palestras, exposição dos painéis científicos, feira com mais de 40 empresas e multinacionais que apresentaram as novidades ao segmento, entre outras ações que nos permitiram alcançar um público recorde”, explica Ronaldo Spirlandelli, presidente da APPA (Associação Paulista dos Produtores de Algodão) e do Congresso.
Foram mais de 85 palestrantes, entre eles destacaram-se Anderson Galvão, André Meloni Nassar e Rubens Ricupero, além do maior número de expositores da Cotton Expo. A programação deste ano também resgatou a importância de oito pessoas que fazem parte da história da cotonicultura paulista: Hans Thomas Uebele, Mário Nakano, Nelson Machado da Silva, Nicanor Carvalho, Imre Lajos Gridi-Papp, Tadashi Mine (in memoriam), Johannes Henricus Scholten e Takayuki Maeda (in memorian). A contribuição de cada um para o desenvolvimento do setor foi retratada durante o evento em grandes painéis e homenageada durante solenidade com entrega de placas.
“O evento, com certeza, contribuiu de maneira estratégica para o fortalecimento do setor. O Brasil é um grande produtor de fibra e essa produção tende a crescer nos próximos anos. O evento ratificou a importância da cotonicultura brasileira em relação à economia, como também demonstrou o que representa para uma série de outros mercados”, concluiu Spirlandelli.
No encerramento, Sérgio De Marco, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), anunciou que a 9º edição do Congresso Brasileiro do Algodão e do Cotton Expo 2013 acontecerá em Cuiabá, no Estado do Mato Grosso.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura