Conferências de Ater focam Semiárido como desafio no Rio Grande do Norte

15.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Walmaro Paz

A partir desta terça-feira (14), uma maratona de oito conferências territoriais e uma conferência estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural serão articuladas pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, em conjunto com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN). A Conferência Estadual encerra a série de eventos, nos dias 15 e 16 de março.

As conferências fazem parte do processo que culminará com a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (1ª CNATER) que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília (DF), com o tema: Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural.

Todo este processo de consulta à sociedade civil ocorre num momento em que se reestrutura todo o sistema de Ater no país, tendo como ponto de partida a Lei 12.188/2010, que define a Política Nacional de Assistência Técnica.

As conferências têm como objetivo debater o papel da assistência técnica e propor diretrizes para a política nacional de Ater. No que toca às questões específicas do Rio Grande do Norte, o papel da Ater é imperiosa para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em se tratando de um Estado que tem grande parte de sua geografia encravada no semiárido, caracterizada pela irregularidade pluviométrica.

Os debates nas conferências serão divididos em cinco eixos: Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025