Conexão Abisolo 2025 debate comunicação e liderança em Campinas

Especialista internacional Ricardo Dalbosco abordará como liderar e inspirar diferentes gerações no ambiente corporativo

20.10.2025 | 15:04 (UTC -3)
Adriana Roma

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, o Conexão Abisolo reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais do setor de insumos agrícolas no Expo D. Pedro, em Campinas (SP). O evento integra o II Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica e o III Simpósio de Biofertilizantes, consolidando-se como o ponto de convergência entre academia, indústria e profissionais do agronegócio.

Com uma programação técnica voltada às tendências em insumos de matriz orgânica, biofertilizantes e políticas públicas, o Conexão Abisolo também reserva espaço para temas que dialogam com a gestão de pessoas e a cultura organizacional. Encerrando o evento, o mentor de marcas pessoais, Ricardo Dalbosco (na foto), ministrará, no dia 23 de outubro (quinta-feira), às 16h45, a palestra “Geração Z: suas expectativas e a perenidade dos negócios”.

Reconhecido por sua atuação no Brasil, Estados Unidos, Europa e África, Dalbosco é referência em estratégias de construção de autoridade e fortalecimento de marca, com experiência em orientar líderes, empreendedores e executivos de diferentes setores. Na palestra de encerramento, ele abordará como a comunicação pode se tornar uma ponte entre as diferentes gerações presentes no ambiente corporativo — dos Baby Boomers à Geração Alpha —, fortalecendo a colaboração, o engajamento e o propósito comum nas organizações.

Segundo o especialista, compreender as particularidades de cada geração é fundamental para formar equipes mais coesas e produtivas. “Cada grupo traz consigo valores, expectativas e formas distintas de enxergar o trabalho e a liderança. Quando o gestor adapta sua comunicação para gerar empatia e propósito, ele transforma diferenças em um motor de inovação e crescimento coletivo”, afirma Dalbosco.

Para o presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Roberto Levrero, encerrar o Conexão Abisolo com uma palestra sobre liderança e comunicação reafirma a visão ampliada do evento. “A inovação e a sustentabilidade dependem de pessoas — de equipes preparadas para cooperar, se comunicar e aprender umas com as outras. O encerramento com Ricardo Dalbosco reforça nossa premissa de que o desenvolvimento humano é essencial para o avanço tecnológico e a construção de uma agricultura mais eficiente”, destaca, conclui Levrero.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025