ConectarAGRO apresenta Simulador de produtividade na Agrishow

Ferramenta mostra a economia promovida pela conectividade no campo

27.04.2022 | 09:00 (UTC -3)
Nathalie Campoy

A ConectarAGRO está de volta, com um estande na Agrishow em 2022. A agora associação objetiva fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil e tem diversas novidades que serão apresentadas em primeira mão na feira.

Com o lema “O Agro conectado é mais produtivo”, a ConectarAGRO lança um Simulador inédito, em versão beta, que tem como função quantificar o impacto na performance (redução de custo x aumento de produtividade) de uma fazenda conectada. Como por exemplo, com uma gestão eficiente da irrigação de uma fazenda é possível ter uma redução de até 30% no gasto mensal de energia.

A ferramenta é gratuita e tem como objetivo tangibilizar, de forma completa, a economia promovida pela conectividade ao produtor rural. O Simulador ConectarAGRO está disponível em versão beta no site da ConectarAGRO.

A ConectarAGRO

Antes de se tornar uma associação formalizada, a ConectarAGRO auxiliou a promover a conectividade, via banda larga 4G, para mais de 7 milhões de hectares de áreas rurais e remotas no Brasil, beneficiando mais de 600 mil pessoas, 220 cidades, oito estados e mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias. O objetivo é solução de conectividade aberta, simples e acessível - o 4G LTE, na frequência de 700 MHz.

A Associação também colaborou para a cobertura de mais de 15 milhões de hectares com o padrão Narrow Band IoT (NB-IoT) - habilitadora de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, com a capacidade de consumir menos bateria.

Associados e novas metas

A ConectarAGRO é o resultado do esforço de várias empresas e com o objetivo de expandir sua atuação, a associação agora anuncia o apoio de 20 novas companhias, que se unem às oito fundadoras - AGCO, Bayer - Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble - para promover a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas e remotas de todo o Brasil.

Hoje, estão associadas 33 empresas, sendo 20 recém-anunciadas. Além destas, outras estão em processo de admissão.

Os novos integrantes poderão contribuir positivamente para a conectividade e outras soluções importantes que irão compor o ecossistema no meio rural, trazendo novas alternativas para aumentar a eficiência, a produtividade, o controle de custos e a melhoria contínua da operação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro