Arrozeiros afinam detalhes para atender demanda do mercado mexicano
Reunião com delegação do México realizada em São Paulo tratou de assuntos como medidas fitossanitárias
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) distribuiu, nesta sexta-feira (12), 536 kgs de sementes de cebola para 637 agricultores familiares que tem o bulbo como única fonte de renda em suas propriedades. A ação, executada pela Superintendência Regional da Conab no Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDSA) e a Secretaria Especial de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (SEAD/ Casa Civil), teve um investimento de R$ 206,67 mil.
As sementes foram doadas para pequenos produtores dos municípios de Mostardas, São José do Norte, Tavares e Rio Grande. Cada agricultor familiar recebeu entre 500 gramas a 1 kg de semente, possibilitando o plantio de até 0,4 hectare e uma produção de 14 mil kg de cebola nessa área. O produto foi comprado pela Conab de 14 agricultores familiares da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (CONATERRA), localizada no município de Candiota/RS, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O PAA visa combater a fome e a pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. A modalidade Aquisição de Sementes do PAA, operacionalizada pela Conab, é definida pela compra de sementes de agricultores familiares fornecedores para doação a outros agricultores familiares, para plantio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura